29/08/2014    BRUSQUE - SANTA CATARINA

SECRETARIA DE SAÚDE

SAMU 192
08/04/2009 04:45h

Implantado em março de 2006, o SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, atende, através do número de telefone 192, as comunidades de Brusque (sede), Botuverá e Guabiruba. O SAMU é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais organizadas macroregionalmente.

É responsável pelo componente Regulação dos Atendimentos de Urgência, pelo Atendimento Móvel de urgência da Região e pelas transferências de pacientes graves da região. Faz parte do sistema regionalizado e hierarquizado, capaz de atender, dentro da região de abrangência todo enfermo, ferido ou parturiente em situação de urgência ou emergência e transporta-los com segurança e acompanhamento de profissionais da saúde até o nível hospitalar do sistema. Além disto intermédia, através da central de regulação médica das urgências, as transferências inter-hospitalares de pacientes graves, promovendo a ativação das equipes apropriadas e transferência do paciente.