24/10/2014    BRUSQUE - SANTA CATARINA

SECRETARIA DE SAÚDE

BRUSQUE SAUDÁVEL
CAPS-ad oferece tratamento contra dependência química
07/11/2012 08:41h

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad) traz uma proposta diferenciada de tratamento contra a dependência química. Desde o dia 26 de junho de 2012, quando a Prefeitura de Brusque inaugurou o espaço, a comunidade passou a contar com uma nova estrutura administrada pela Secretaria de Saúde. No local, profissionais capacitados realizam atendimentos especializados e tratamentos individualizados.

O CAPS-ad é um serviço voltado para a saúde mental, que atende pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Segundo o psicólogo e coordenador, Gabriel de Lara, a unidade de saúde foca o atendimento de situações graves e crônicas de dependência química. “Nossa intenção é ajudar o paciente na reinserção e na recuperação da convivência com a família e a sociedade”, explica o
coordenador.

A proposta do CASP-ad é oferecer atendimento sem a necessidade de internação ou isolamento para o tratamento. No entanto, o paciente deve buscar pelo serviço de forma espontânea e voluntária. O local funciona no sistema portas abertas, no qual quem precisar de ajuda pode procurar a unidade com ou sem encaminhamento que será recebido no plantão de acolhimento para uma avaliação.

A equipe do CAPS-ad tem 12 pessoas. Além do coordenador da unidade, o trabalho conta com profissionais de enfermagem, psicologia, psiquiatria, clínica geral, assistência social, educação artística e educação física. Segundo a psicóloga Juliana Mara Lopes o paciente segue o tratamento desenvolvido pela equipe multidisciplinar. “Cada pessoa recebe um plano individual que vai determinar a frequência e a duração das atividades no CAPS-ad”, relata.

A psicóloga explica ainda que as escolhas e a força de vontade dos pacientes são fundamentais para determinar a evolução e o sucesso no tratamento. Nessa batalha contra a dependência química, o CAPS-ad oferece, além das consultas, suporte de grupos terapêuticos, atendimentos individualizados, atendimentos para família, oficinas artísticas, atividades físicas e ações recreativas.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas está localizado na Avenida Augusto Bauer, número 7, bairro Jardim Maluche. O atendimento é realizado de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O telefone da unidade é o (47) 3355-9146.

Texto: Nedirlei de Oliveira Junior/SECOM
Fotos: Eduardo Pereira/SECOM