18/12/2014    BRUSQUE - SANTA CATARINA

HPV
Campanha de vacinação contra HPV começa dia 10 de março
19/02/2014 14:20h

A partir do dia 10 de março, a Secretaria de Saúde de Brusque inicia a Campanha de Vacinação contra HPV. A meta é vacinar 2.291 meninas com idade entre 11 e 13 anos.

Até o final do mês de março, enfermeiros irão até as unidades de ensino do município para aplicar a vacina. Para receber a dose é necessário que os pais ou responsáveis assinem um termo de autorização. “Precisamos do consentimento dos pais, pois a imunização se dá fora da unidade básica de saúde”, explica Mirela Correa, diretora de Vigilância em Saúde.

A vacina é quadrivalente e confere proteção contra quatro tipos de HPV: de baixo risco (HPV 6 e 11) e de alto risco (HPV 16 e 18). Além disso ela é mais eficaz quando recebida antes do início da vida sexual. Após receber a dose em março, as meninas receberão ainda outras duas doses, uma no mês de setembro e outra em cinco anos.

Mirela lembra ainda que o HPV é condição necessária para o desenvolvimento do câncer. “A imunização é muito importante pois previne o câncer de colo de útero, que tem alto índice de mortalidade”.

No Brasil, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais frequente entre mulheres, após o câncer de mama, com alta mortalidade e faz, por ano, 4.800 vítimas fatais.

Clarissa dos Santos/ Secom

Tags (palavras-chave)