imprensa

prestigie

19/04/2018

Exposição "SUS em Fotos" revela cotidiano da Saúde Pública

A exposição “O SUS Em Fotos: Produção de Saúde, Produção de Sentidos” foi aberta oficialmente na manhã desta quinta-feira (19) no hall da Fundação Cultural de Brusque. A mostra fica disponível para visitação até sexta-feira (20) e depois estará na Biblioteca Pública Municipal Ary Cabral e algumas imagens passarão pelas unidades de saúde da cidade.

Produzida pelo Ministério da Saúde, a mostra tem como proposta resgatar em rostos e lugares os territórios de atuação do Sistema Único de Saúde. As imagens foram produzidas pelo fotógrafo Radilson Carlos Gomes da Silva, que é servidor público federal.

Silva explica que a captação de imagens foi feita durante dez anos por várias regiões do Brasil. “É uma satisfação poder dividir o meu olhar sobre o SUS com vocês. As fotos mostram um pouco de como é o SUS que dá certo”, ressalta.

“Cerca de 70% das pessoas dependem diretamente do SUS e queremos mostrar este lado do copo meio cheio, que muitas vezes é esquecido. Muitas vezes foca-se no problema e esquecemos de mostrar o que funciona, o que dá certo. E tem muita coisa boa no SUS”, destaca.

Radilson comenta que a opção pela imagem em preto e branco é uma forma de focar apenas na essência do momento registrado. “Quando temos cores, elas podem chamar mais atenção do que deveria. O preto e branco tira as máscaras”.

Show de Talentos

A cerimônia marcou ainda o lançamento do Show de Talentos do Sus, uma iniciativa do Comitê de Humanização, do qual Brusque faz parte. O evento será no dia 18 de julho, no Teatro de Azambuja, entre 8h e 16h.

A educadora física da Academia da Saúde, Jaqueline Marcos dos Santos, uma das coordenadoras do evento, destaca que o show contará com apresentações artísticas de usuários, profissionais e gestores da rede de saúde. “Este é um momento para as pessoas mostrarem seu aspecto saudável por meio da expressão artística.