imprensa

Educação

05/07/2018

Sustentabilidade e economia: cerca de 14 mil estudantes receberão uniformes de inverno

A Secretaria de Educação realizou, durante a tarde desta quinta-feira (5), a entrega simbólica dos uniformes de inverno que serão distribuídos para os alunos da rede municipal de ensino. O ato transcorreu no gabinete do prefeito Jonas Paegle, e contou com a presença do vice-prefeito José Ari Vequi, além de diretores de seis educandários da cidade de Brusque.

Conforme explica a secretária municipal de Educação, Eliani Busnardo Buemo, a intenção da administração municipal foi otimizar os recursos públicos que foram aplicados para a compra das peças de vestuário, distribuindo uniformes de outras gestões que estavam estocados e. até então, sem uso. Desta maneira, foi possível diminuir o valor investido e aumentar o número de estudantes atingidos pela ação.

“A partir do momento que verificamos essa situação, orientamos que eles fossem distribuídos, não importa a cor, levando em conta que é dinheiro público. Só faz sentido, se for utilizado. O sentido da distribuição do uniforme é ajudar a família, proporcionar conforto dentro da situação climática em que nos encontramos, e dessa forma foi feito”, comenta a educadora responsável pela pasta.

Visando efetuar outra ação de conscientização nos colégios municipais, a Secretaria de Educação também promoveu o remanejamento de agasalhos esquecidos nos ônibus do Programa Municipal do Transporte Escolar (Pmute). Após lavados e acondicionados, os utensílios foram redistribuídos às escolas. “As escolas entenderam a proposta de sustentabilidade, de reuso, e cada uma a seu modo fez bazar ou redistribuiu as peças”, complementa Buemo.

O diretor da Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz, Thiago Alessandro Spiess, também esteve presente no ato de entrega e considerou louvável a oportunização dos uniformes para todos os alunos da rede municipal de ensino, mesmo que isso não seja garantido por lei.

“A comunidade precisa ver isso como algo positivo, um benefício que a gente percebe o esforço da Secretaria de Educação para conseguir manter. Acredito que a secretaria foi inteligente nesta gestão de reutilização, sustentabilidade, e para as escolas isso é um benefício muito grande”, frisa.

Os uniformes de inverno passam a ser entregues nos próximos dias nas escolas de Brusque para cerca de 14 mil estudantes.