imprensa

Programa

03/06/2009

Secretaria de Saúde lança programa Brusque Saudável

A Prefeitura de Brusque, através da Secretaria de Saúde, lançou o programa Brusque Saudável, na tarde desta segunda-feira, 1º de junho, no 12º Encontro da Melhor Idade, no Pavilhão Maria Celina (Fenarreco), em Brusque.


O Programa Brusque Saudável é baseado nos princípios gerais da promoção da saúde e na democratização de acesso às atividades físicas para a população de Brusque. O programa, criado pela Secretaria de Saúde, é financiado pelo Governo Federal.


"Esse é um programa que pretende atingir toda população de forma gratuita, através de academias de ginástica ao ar livre. Na primeira fase do programa, dez comunidades receberão diversas melhorias, como as academias em praças ou em outros espaços públicos. A partir da próxima semana, procurem os postos de saúde, para se inscrever nas atividades", informou o prefeito Paulo Eccel, no lançamento do programa.


Nos próximos meses, os brusquenses poderão ser beneficiados através dos objetivos do programa, que se resumem em proporcionar qualidade de vida às pessoas. Reduzir os fatores de risco e as causas de adoecimento e mortalidade provenientes das doenças crônico-degenerativas e recuperar suas sequelas e complicações, promover pólos de atividades, vinculados ao território das Unidades Básicas de Saúde, associação de moradores, igrejas, entre outras instituições parceiras, atingir a maioria da população, com atenção aos portadores de hipertensão e diabetes, promoção de saúde, através da vida ativa e saudável, deixando o sedentarismo de lado, com a prática regular de atividade física são alguns objetivos do Brusque Saudável.