Secretaria de

Turismo

Festas e eventos


ABRIL


- Bier Food Fest
A primeira edição do Bier Food Fest reúne chope artesanal, a gastronomia oferecida pelos Food Trucks e muita música ao vivo. Além disso, a programação conta ainda com a presença de mestres cervejeiros e diversas brincadeiras, como o tradicional concurso de chope em metro, e serra-serra lenhador. São opções para toda a família.


- Encontro Nacional de Motociclistas
Durante 3 dias de abril, Brusque torna-se a capital das motocicletas. Pilotos e aficionados por motos de vários estados brasileiros promovem um verdadeiro show e uma grande confraternização onde são trocadas experiências e histórias. O evento ainda reúne atrações e uma programação especial preparada para todos os participantes.

- Fenarinha
Realizada no mês de abril, uma intensa programação agita o público na Festa Nacional da Farinha – Fenarinha. Durante a festa há muita música, celebrações religiosas e atrações culturais, além do atrativo principal do evento: o prato de Pirão com Linguiça. Músicas regionais e apresentações também fazem parte do evento, que já virou tradição na cidade.

JUNHO

- Fenajeep: Festa Nacional do Jeep
O Brusque Jeep Clube realiza o maior evento off road da América Latina, a Fenajeep. Além de brasileiros, jeepeiros e amantes do esporte de países vizinhos também prestigiam a festa. A cada nova edição, centenas de veículos são inscritos nas diferentes provas. Cada modalidade tem um responsável presente, fator que garante a credibilidade e o sucesso da competição.

- Encontro da Melhor Idade
Muita alegria e diversão marcam as edições do Encontro da Melhor Idade. O evento é realizado no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof e tem como objetivo unir a melhor idade. Durante o encontro são eleitos o rei e a rainha da festa, realizados bailes e outras atividades de integração entre os idosos.

JULHO

- Festival de Inverno
O inverno em Brusque é muito mais caloroso com o Festival de Inverno. Música, dança, teatro, cinema, exposições e um roteiro gastronômico para ninguém ficar em casa.

AGOSTO

- Festa de Azambuja
Sua primeira edição aconteceu em 1900 e hoje o evento é celebrado todos os anos no terceiro domingo de agosto. As festividades acontecem no Santuário de Azambuja, onde são realizadas missas que recebem a visita de milhares de fiéis. A festa também é conhecida como Festa de Nossa Senhora do Caravaggio, por ser o nome real da santa que dá nome ao lugar.

- Festa de Brusque
Evento reúne diversas atrações culturais e de lazer em uma extensa programação preparada para animar a cidade em comemoração a seu aniversário, que é celebrado dia 4 de agosto. Dentre as atrações estão shows nacionais, disputas esportivas e ainda o Rodeio Crioulo Nacional.

- Encontro de Carros Antigos
Reunindo raridades e muita nostalgia, o Encontro de Carros Antigos expõe verdadeiras relíquias de carros, motos e bicicletas, além de promover um espaço dedicado ao mercado de pulgas. O evento é organizado pelo Brusque Car Club e encanta os amantes do automobilismo.

- Rodeio Crioulo
Organizado pelo Centro de Tradições Gaúchas Laço do Bom Vaqueiro, o Rodeio Crioulo traz grandes atrações campeiras e artísticas, além de boas premiações para os participantes. O evento acontece no mês de agosto, no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imohf, e recebe milhares de visitantes a cada nova edição.

OUTUBRO

- Fenarreco
A Fenarreco é a maior festa de Brusque e uma das maiores festas de outubro de Santa Catarina. Seus principais atrativos são os pratos à base de marreco, como por exemplo, marreco com repolho roxo (ente mitrotkohl), além do chopp gelado e apresentações de grupos folclóricos e bandas alemãs.

NOVEMBRO

- Exposição de Orquídeas e Flores Ornamentais
Uma das mais antigas exposições de flores, orquídeas, bromélias e plantas ornamentais de Santa Catarina que conta com a participação de cerca de uma centena de criadores. Paralelamente também acontece uma feira de plantas, sementes, vasos, acessórios, peças de decoração para casas e jardins, além de insumos, publicações e demonstrações para os cuidados de jardinagem.

- Semana da Consciência Negra
No dia 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra e, em Brusque, uma semana repleta de eventos é organizada para marcar a passagem da data. São peças teatrais e outros eventos culturais que ressaltam a contribuição das populações de origem africana ou de afrodescendentes nas áreas sócio/econômico, política e cultural no cenário da região.

DEZEMBRO

- Cidade Natal
Uma série de atrações culturais embala a cidade no clima natalino durante todo o mês de dezembro. O Desfile de Natal e a Casa do Papai Noel, onde o Bom Velhinho ouve os pedidos feitos pelas crianças e distribui balas e muito carinho, são as atrações mais esperadas. Além disso, a cidade é especialmente decorada para receber turistas.

- Réveillon
A primeira festa de réveillon de Brusque aconteceu em 2010 e já caiu no gosto da população. A grande festa da virada acontece no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imohf e a noite é embalada por bandas da região, além de um grandioso show de fogos de artifício que marcam os primeiros minutos do novo ano.