Secretaria de

Saúde

Saúde Bucal



A Prefeitura de Brusque oferece uma rede diversificada de serviços em Saúde Bucal. Desde atividade de educação e prevenção realizadas nas creches e escolas, atendimento básico nas Unidades de Saúde, atendimento especializado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), atendimento de urgência no plantão noturno, até o atendimento odontológico hospitalar.

Além do trabalho com as crianças e a população em geral nas Unidades Básicas de Saúde, a Equipe de Saúde Bucal realiza atendimento de urgência, limpeza, raspagem de tártaro, restauração dental, aplicação de flúor e selante, pequenas cirurgias bucais, extração de dentes e, quando há necessidade, faz o encaminhamento para o CEO para realização de tratamentos especializados mais complexos.

O CEO, localizado no Centro de Serviços em Saúde, na Praça da Cidadania, disponibiliza para a população as seguintes especialidades odontológicas:

- Cirurgia Bucomaxilofacial;
- Diagnóstico de lesões bucais;
- DTM (disfunções da articulação temporomandibular);
- Endodontia (tratamento de canal);
- Odontopediatria (e clínica para bebês);
- Atendimento de Pacientes Portadores de Necessidades Especiais;
- Periodontia (tratamento de problemas gengivais);
- Prótese Odontológica.

O atendimento no CEO é realizado apenas através do encaminhamento feito pelo cirurgião dentista nas Unidades Básicas de Saúde. O CEO também faz o encaminhamento para a odontologia hospitalar quando há necessidade.

O plantão noturno funciona de segunda a sexta feira, das 18h às 21h, no Centro de Serviços em Saúde, e abrange apenas o atendimento de urgência:

Eliminar e/ou controlar a dor de qualquer pessoa, cadastrada ou não, que demande atendimento (restauração de dente não é urgência). Após a finalização do atendimento de urgência, conforme o procedimento realizado, o paciente deve ser orientado a dar continuidade ao tratamento, no agendamento programado na Unidade Básica de Saúde.
São considerados procedimentos de urgência:

- Dor espontânea, intensa e pulsátil;
- Eventos hemorrágicos;
- Eventos que exijam supressão da dor ou controle de episódio infeccioso;
- Eventos traumáticos ;

O atendimento hospitalar abrange cirurgias de grande porte, de risco ou de pacientes que precisam de sedação total.