Secretaria de

Saúde

Núcleo de Apoio à Saúde da Família



O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das Equipes Saúde da Família, compartilhando as práticas em saúde em seus territórios.

Entre suas responsabilidades está atuar e reforçar nove diretrizes na atenção à saúde: a interdisciplinaridade, a intersetorialidade, a educação popular, o território, a integralidade, o controle social, a educação permanente em saúde, a promoção da saúde e a humanização.

A equipe do NASF e as equipes da saúde da família criam espaços de discussões para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos constituindo processo de aprendizado coletivo. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família e tem como eixos a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado, que se pretende, pela saúde da família.

Para saber mais sobre NASF, entre em contato com a equipe da Secretaria de Saúde pelo telefone (47) 3255-6800 ou vá até o Centro de Serviços em Saúde, na Praça da Cidadania, Centro.