Secretaria de

Saúde

Laboratório Municipal



Os usuários da rede pública de saúde contam com o Laboratório Municipal para realização de exames gratuitos. O espaço foi reaberto em março de 2010 com a realização de testes de HIV, Marcadores de Hepatites Virais - B e C, VDRL, Toxoplasmose IgG e IgM, entre outros.

Os laudos foram reformulados de acordo com as portarias vigentes e, no final de novembro de 2010, foi instalado o sistema de informação laboratorial que auxilia no cadastro de requisições, liberação de exames e entrega de laudos. Na mesma época chegou o equipamento de bioquímica e foram implantados novos testes.

Em meados de 2011 foi ampliado o local de coleta e recepção do Laboratório Municipal, possibilitando o aumento da capacidade de atendimento e ampliando o número de cotas de exames laboratoriais no sistema de regulação (SISREG), disponibilizando maior número de vagas para exames laboratoriais às unidades de saúde.

Já em junho de 2012, foi feita a aquisição de uma impressora de etiquetas que viabilizou a implantação de códigos de barras com a leitura automatizada por meio do sistema de interfaceamento, aumentando capacidade de liberação dos exames automatizados.

Assim, os usuários podem conferir os resultados dos exames médicos pela internet. Para acessar o serviço, basta clicar aqui.

Conheça os exames realizados no Laboratório Municipal
HIV – Elisa I e II
Marcadores de Hepatites Virais - B e C (HbsAg, Anti Hbs, Anti Hbc, Anti Hcv)
VDRL
Toxoplasmose IgG e IgM
Rubéola IgG e IgM
Citomegalovírus IgG e IgM
TSH
T4 Livre
Hemograma com contagem de plaquetas
Beta HCG
VHS
Glicemia de jejum
Colesterol Total
Colesterol HDL
Colesterol LDL
Ureia
Creatinina
Ácido Úrico
TGO
TGP
Creatinofosfoquinase – CPK
Triglicerídeos
Baciloscopia para BAAR (hanseníase e tuberculose)
Tipagem sanguínea (ABO e RhD)
Parcial de Urina
Parasitológico de Fezes