Escolas da Rede Municipal recebem certificados pelos resultados obtidos no IDEB

Ao todo, 15 das 21 escolas de Ensino Fundamental alcançaram os índices projetados

28 de setembro de 2022

Escolas da Rede Municipal recebem certificados pelos resultados obtidos no IDEB

Foram premiadas com certificado na tarde desta quarta-feira as 15 escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal que alcançaram os índices projetados para 2021 e que apresentaram aumento em suas avaliações em relação ao levantamento de 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação. A entrega foi feita pelo prefeito Ari Vequi e vice-prefeito Gilmar Doerner aos diretores das unidades de ensino durante encontro com a gestão da Secretaria de Educação para fazer a análise dos resultados obtidos, em todos os anos escolares.

“A Rede Municipal de Ensino de Brusque teve três escolas que tiveram, nos anos iniciais, notas acima do projetado, configurando as maiores notas do município, sendo elas a EEF Rio Branco e EEF Isaura Gouvêa Gevaerd, que alcançaram 7,2, e a EEB João Hassmann, com nota 7,3”, destaca a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Ela, no entanto, ressalta o desempenho positivo global das unidades, onde 15 das 21 escolas alcançaram seus índices projetados ou que aumentaram seu desempenho em relação ao levantamento anterior, de 2019. “O conjunto de escolas da rede que trabalha com o Ensino Fundamental teve resultados excelentes, fazendo com que Brusque tivesse um aumento bastante significativo no resultado. A Rede Municipal alcançou, nos anos iniciais, a nota 6,6 e nos anos finais, 5,7, superando a previsão para a média nacional”.

Ela argumenta, no entanto, que a meta é elevar ainda mais os resultados. “Ainda temos um trabalho bastante grande pela frente, tanto que na tarde de hoje, além de fazer a entrega dos certificados, estamos fazendo com os diretores a análise dos dados, e também das sondagens pedagógicas desse ano, 2022, já preparamos todo o processo para o ano de 2023, porque haverá de novo o período de provas do Saeb, para que em 2024 saiam os índices atualizados”.

Para Eliani Buemo, “os índices são importantes para que de uma vez por todas se confirme a qualidade verificada no dia a dia do trabalho realizado na Rede Municipal”. A secretaria argumenta, ainda, outro fator que motiva a cidade a melhorar suas estatísticas na qualidade do ensino ofertado à comunidade. “Precisamos atingir esse índice com excelência por conta também de vários atrelamentos que daqui por diante estão registrados. Um deles é a questão do percentual de 10% do ICMS de Santa Catarina, que vai estar atrelado com o desempenho dos alunos”, pondera.

A titular da pasta da Educação ressalta que a melhora dos números é reflexo da melhora no nível do ensino oferecido e que essa conquista é possível tanto com os investimentos da gestão municipal em equipamentos, recursos e infraestrutura quanto com o empenho e dedicação dos quase 2.500 profissionais que atuam na rede municipal de ensino. “Estamos bastante satisfeitos. É um conjunto de profissionais muito bem preparados. Esses números positivos resultam de um trabalho lá na ponta, da entrega de um serviço de educação pública de qualidade, e nós só temos a parabenizar e agradecer todos os profissionais”, finaliza.

O que é

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo Ministério da Educação em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Agrega ao enfoque pedagógico das avaliações em larga escala a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica.