Brasão e Bandeiras


BRUSQUE

Ouça o texto

Brasão de Brusque

Criado por Lei Municipal em 22 de dezembro de 1956, pelo prefeito Carlos Moritz, o Brasão de Brusque foi criado pelo tenente coronel Henrique Wiederspehn. O escudo apresenta as seguintes características: Escudo português redondo, em verde (recordando as florestas encontradas por nossos primeiros povoadores a partir de 1860).

Aguado de prata em barra ondulada (representando o rio Itajaí-Mirim), com uma roda dentada à direita do ondulado (em homenagem as indústrias e todas as demais atividades produtivas e sociais) e uma machadinha à esquerda (lembrando o trabalho pioneiro dos primeiros povoadores e desbravadores, além dos colonizadores germânicos e poloneses), ambos de ouro. No centro da roda dentada, uma cruz dourada simboliza a fé cristã dos pioneiros e dos atuais habitantes.

Timbre, a coroa mural de ouro da sede do município, simbolizando nossa filiação étnica primitiva. Dístico, em letras de prata sobre listel de vermelho (cor que representa o amor e o entusiasmo dos brusquenses por sua terra natal), os dizeres Brusque, entre os milésimos 1860 (ano em que Francisco Carlos de Araújo Brusque permitiu o estabelecimento dos colonos alemães) e 1881 (criação do município de Brusque). Faça o download em PDF clicando aqui.

A Bandeira de Brusque

A Bandeira oficial do município é composta pela reprodução do Brasão de Brusque estampado sobre um fundo de cor branca. Faça o download em PDF clicando aqui.