Rio derruba parte de rua no Cristalina e trabalhos se intensificam na via

Erosão das águas da cheia fez com que um trecho da rua cedesse

BRUSQUE

  22 de maio de 2024
Rio derruba parte de rua no Cristalina e trabalhos se intensificam na via

A forte cheia do rio Itajaí-Mirim no último fim de semana prejudicou diversos pontos da cidade e os reflexos começam a ser medidos nos dias subsequentes, como é o caso da rua DJ 42, no Cristalina.

Por conta de uma ação considerada natural, o curso do rio foi “mudando” de lugar, criando uma espécie de praia em um dos lados de sua margem. Com isso, o rio avançou para o lado oposto, justamente onde se encontram algumas casas de moradores locais.

A situação já vinha sendo monitorada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos desde as cheias do fim de 2023, porém uma solução definitiva exigiria recursos não disponíveis nos cofres do município.

Neste último fim de semana, o rio subiu até o nível da rua e, com a força das águas, acabou recolhendo todo o material de sustentação da via, que já não era considerado firme, consistindo de muita argila e lodo, causando instabilidade no local e a consequente queda de parte da rua.

O secretário de Obras Ivan Bruns Filho esteve na manhã desta quarta-feira (22) no local fazendo uma avaliação das avarias e traçou um plano de ação que visa, em princípio, fornecer uma passagem segura para que os moradores da região possam se locomover sem riscos.

Porém, o secretário faz questão de ressaltar que esta ação é emergencial e tem um caráter paliativo, a fim de garantir o direito de ir e vir dos moradores. “Os moradores estão isolados, então hoje nosso pessoal está trabalhando para fazer um acesso lá pra frente para carro pequeno, pra liberar a passagem, e vamos começar o enrocamento um pouquinho antes, onde a gente espera encontrar um solo mais firme para garantir essa estrada novamente aqui”, explicou Ivan.

“Então a partir de amanhã a gente intensifica esse trabalho no enrocamento. Hoje na parte da tarde já iniciamos o acesso e ajeitando tudo pra estar liberando até hoje o primeiro acesso para moto e carro pequeno naquela localidade”, garantiu o secretário.

Inscreva-se na newsletter.