
Agosto Dourado é mês do aleitamento materno. Através de uma ação preconizada pelo Ministério da Saúde, para lembrar e incentivar a prática da amamentação, o trabalho da equipe do Amamenta Brusque, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma série de atividades com o objetivo de envolver mães e profissionais de saúde.
Segundo a coordenadora do programa, Sheila Neves, o leite materno é considerado o alimento ouro, ou seja, a melhor fonte de nutrição para que as crianças possam crescer e se desenvolverem com saúde, sendo recomendado como único alimento do nascimento até os seis meses de vida.
“O Amamenta Brusque, em parceria com os tutores da rede Amamenta Alimenta e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com uma série de ações espalhadas não só por Brusque, mas por municípios da região, visando chamar a atenção de todos para a importância desse tema durante o Agosto Dourado”, explica a enfermeira.
Um dos pontos altos da programação será no dia 15 de agosto, quando em parceria com os Tutores da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil todas as UBS estarão com uma programação especial.
As primeiras atividades do Agosto Dourado já foram realizadas na última segunda-feira (5) com a participação no grupo de Gestantes da UBS Águas Claras e uma roda de conversa com os mães que amamentam na clínica Unidunite.
Programação de Atividades
Clínica UNIDUNITÊ
Dias 5, 12, 19 e 26 de agosto. 14h. Roda de conversa sobre amamentação e oficinas.
Hospital Azambuja
Dia 16/08, as 16h.
Roda de conversa sobre amamentação com puérperas.
Hospital Imigrantes
Dias 13 e 14 de agosto. 14h e 18h.
Capacitação para os profissionais
Grupos de gestantes
Dia 15 de agosto – UBS Rua Nova Trento
Dia 19 de agosto – UBS Águas Claras
Cidade de Botuverá
Dia 28 de agosto, período vespertino
Capacitação para profissionais
Cidade de São João Batista
Dia 31 de agosto, período matutino.
Roda de conversa sobre amamentação