1° Fim de Semana de Música de Câmara agita o final de semana em Brusque

Mais de 400 espectadores prestigiaram a programação gratuita

22 de abril de 2024

1° Fim de Semana de Música de Câmara agita o final de semana em Brusque

Mais de 400 espectadores puderam prestigiar gratuitamente a programação do 1º Fim de Semana de Música de Câmara de Brusque, que ocorreu nos dias 19, 20 e 21 de abril na Igreja Luterana – Paróquia Bom Pastor, localizada no centro de Brusque.

O projeto aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura foi idealizado com o objetivo de estimular a produção e difusão da Música Clássica no município de Brusque, com performances emocionantes e repertório diversificado, cativando os amantes da música clássica ou mesmo o público que nunca havia tido contato com o estilo musical.

A programação iniciou na sexta-feira (19), com concerto para violão interpretado por Walmor Boza, exímio violonista de carreira internacional, com participação em diversos festivais com destaque para os festivais “Andes y Sierras Festival de Guitarras” (Argentina) e “Festival Guitare en Cevennés” (França). O violonista encantou o público com sua performance, apresentando em seu repertório composições de Heitor Villa-Lobos, Francisco Tárrega, Agustin Barrios e Isaac Albéniz.

No dia 20, no sábado, o Quinteto Contrapunto transportou os espectadores para uma experiência única na música clássica, desde a música antiga e contemporânea. O grupo, em atuação desde maio de 2023, apresentou em seu repertório músicas de Vivaldi, Mozart, Bach, Dvorak, Aldo Krieger, Pixinguinha, entre outros compositores.

E para encerrar a programação, no domingo (21), a Mezzosoprano Tatiane Krüger Niebuhr, acompanhada ao piano por Sérgio Luiz Westrupp, emocionou a todos com seu recital de Canto Lírico intitulado “Um passeio pelos períodos históricos”. Uma verdadeira viagem pela história da música clássica, com repertório que contemplou Madrigais Renascentistas, Árias de Ópera, Lieder, música sacra e música brasileira composta no início do século XX.

O Festival também envolveu os alunos da Rede Municipal de Ensino. Ainda, no dia 9 de abril, 95 alunos e os professores dos quartos e quintos anos da Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília participaram da ação formativa do projeto onde os alunos puderam conhecer os diversos instrumentos utilizados na música clássica e suas sonoridades.

Com o sucesso do evento, a Fundação Cultural de Brusque informa que o projeto já está aprovado para execução da segunda edição e interessados em patrocinar esta nova edição podem entrar em contato através do e-mail administrativo@fcbrusque.sc.gov.br.

O projeto 1º Fim de Semana de Música de Câmara de Brusque foi realizado pela Fundação Cultural de Brusque, Ministério da Cultura e Governo Federal, e contou o patrocínio de Supermercados Archer e Vetor Automotivos, com apoio da Prefeitura Municipal de Brusque e da Igreja Luterana – Paróquia Bom Pastor.