Abastecimento de água em Brusque se aproxima da normalidade

Apenas uma estação de tratamento ainda opera com lentidão no município

5 de dezembro de 2022

Abastecimento de água em Brusque se aproxima da normalidade

A segunda-feira (5) começou trazendo um panorama de melhora no abastecimento de água na cidade. De acordo com informações do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, todas as estações de tratamento, com exceção da ETA Ribeirão do Mafra, operam normalmente.

O diretor-presidente do Samae, William Molina, frisa que, apesar da melhora na situação, é necessário que a população continue utilizando a água tratada com consciência, evitando desperdícios e usos não recomendados como, por exemplo, lavação de calçadas.

“Nestas situações, notamos que o pessoal que mora nas partes mais baixas acaba recebendo água com maior pressão, e passam a lavar calçadas, carros, e isso acaba impedindo que a água chegue nos pontos mais altos, devido ao grande consumo. Pedimos este espírito de coletividade e respeito, para que a água tenha pressão suficiente para chegar nestes lugares, também”, salienta.

Em relação ao problema na região do Ribeirão do Mafra, o Coordenador-Geral da área técnica da autarquia, Juliano Pereira, explica que a qualidade da água bruta ainda causa lentidão no processo de tratamento e, consequentemente, reservação. Para mitigar a situação e recuperar os reservatórios da região, está sendo levada água tratada na ETA Central para a localidade.

“Constantemente, temos que nos deslocar até lá, pois está sendo difícil reservar a água. Então, aquele setor está mais afetado. Não que falte água completamente, mas precisamos dar uma segurada para aumentar a reservação. No mais, está tudo bem controlado, com exceções bastante pontuais que estamos buscando resolver no decorrer das próximas horas”, complementa.

Para notificar o Samae sobre casos de desabastecimento, é possível enviar mensagem pelas redes sociais ou pelo telefone 47 3255-0500.