Abertas as inscrições da XI Descida do Rio Itajaí-Mirim

Evento em comemoração ao Dia Mundial da Água ocorrerá no dia 23 de março

BRUSQUE

  6 de março de 2024


Ouça o texto
Abertas as inscrições da XI Descida do Rio Itajaí-Mirim

Já estão abertas as inscrições para a XI Descida do Rio Itajaí-Mirim, evento tradicional organizado pela Defesa Civil de Brusque e pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). Neste ano, o evento vai ocorrer no dia 23 de março, a partir das 8h.

As inscrições podem ser feitas de forma online, pelo link tinyurl.com/descida2024, em três modalidades: embarcação da Defesa Civil, embarcação própria ou, ainda, ir pela margem ajudando as equipes no rio.

O local de partida será na captação de água do Samae, atrás do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Brusque. O trajeto completo dura de duas horas e meia a três horas e passa por diversos marcos históricos de Brusque, como a Ponte Estaiada e a Ponte do Trabalhador.

A ação se dá em comemoração ao Dia Mundial da Água, e tem como objetivo estimular a consciência ambiental. Durante todo o trajeto, os participantes ajudam a retirar objetos de dentro do rio, que é a principal fonte de abastecimento de água da cidade. Enquanto as equipes de apoio, que vão pela margem a pé, vão recolhendo os resíduos das encostas.

“A ação também traz o foco da importância de olhar para o rio, que é de onde a história da cidade começou. Muitas vezes nos damos as costas para o rio, e trazer as pessoas para perto é importante, falar sobre consciência ambiental, e também de tirar as marcas das cheias”, destaca o chefe de vistorias e fiscalização da Defesa Civil, Edevilson Cugiki.

A Descida do Rio Itajaí-Mirim também promove os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. O evento evidencia metas do ODS 6: água potável e saneamento; ODS – 12: consumo e produção responsável; ODS – 13: ação climática e ODS – 15: vida terrestre.

Na última edição, mais de 100 pessoas participaram do evento, e diversos resíduos foram retirados da água do rio, entre capacetes, brinquedos, plásticos, entre outros itens.

Inscreva-se na newsletter.