Abertura do Ano Letivo reúne profissionais da Educação em Brusque

Principal objetivo das formações é gerar debates e reflexões sobre a atuação dos servidores

BRUSQUE

  1 de fevereiro de 2024


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Abertura do Ano Letivo reúne profissionais da Educação em Brusque

Com o retorno das aulas no município marcado para o dia 14 de fevereiro, a Secretaria de Educação realizou nesta quinta-feira (1º) a abertura do ano letivo com os profissionais da pasta. Três representantes de cada unidade escolar se reuniram no auditório da Uniasselvi, enquanto os demais assistiam à abertura virtualmente nas escolas.

Para dar início aos trabalhos, o palestrante Valdir Nogueira, PhD em Educação, foi convidado. O primeiro tema abordado foi “Professor como Potencialidade, Escola como Possibilidade”.

Uma das professoras presentes no evento foi Ana Paula Fantoni, servidora desde 2010, que trabalha no CEI Max Rodolfo Steffen. “Hoje o quadro se completa com todos os profissionais juntos, olhando todos para a mesma direção. É muito bom começar a conhecer e criar vínculos com os demais colegas. Fazemos parte da rede e precisamos entender que todos estão ligados e preocupados com o mesmo objetivo, que é trabalhar para o desenvolvimento das crianças”, exalta a professora.

Sobre as formações, Ana comenta que suas expectativas estão cada vez maiores. “A gente corre atrás sempre, mas ter orientações, junto com a Secretaria de Educação, é muito importante. Eles estão lá olhando não apenas para as necessidades de cada escola, mas sim como um grupo que faz parte de um todo”.

A rede de educação de Brusque é composta por 2040 profissionais, entre professores, coordenadores, monitores, serventes e outros. Distribuídos em 52 Unidades Escolares, a pasta atende 6465 alunos na Educação Infantil e 8405 alunos do Ensino Fundamental.

A secretária de Educação, Franciele Mayer, explica que o principal objetivo das formações é gerar debates e reflexões sobre a atuação dos servidores, identificando pontos que precisam ser aprimorados. “Precisamos sempre inovar e revisar nossas ideias pedagógicas. Trocando ideias e realizando debates, já podemos analisar os caminhos que queremos percorrer”.

O calendário de formações continua até o dia 9 de fevereiro, com palestras sobre infância, planejamento inclusivo, direitos e deveres dos servidores públicos, direitos humanos, além de formações com monitores, serventes e merendeiras.

“A formação continuada representa um dos compromissos da Rede de Educação para com o processo educacional de nossas crianças”, continua a secretária. “Entendemos essas formações como fundamentais para fomentar o diálogo e a interação entre os profissionais, potencializando as ações que já vêm ocorrendo na educação”.

Foto de capa: JOSÉ CARLOS PAULINI / SECOM

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