Alunos da escola Alberto Pretti participam de aula diferente na RPPN Chácara Edith

Projeto Trilhas da Chácara Edith leva estudantes da Rede Municipal de Ensino para estudo de campo na reserva particular

BRUSQUE

  18 de março de 2025
Alunos da escola Alberto Pretti participam de aula diferente na RPPN Chácara Edith

A turma de 7º ano da Escola de Ensino Fundamental Alberto Pretti, do bairro Limeira, teve uma manhã de aula diferente nesta terça-feira (18). Os estudantes foram até a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Chácara Edith para fazer um estudo de campo.

Por meio do projeto Trilhas da Chácara Edith, os adolescentes foram ao local para aprofundar o estudo sobre biomas do Brasil, matéria que estão aprendendo em sala de aula. “Aqui é o momento de interagir, ligar a teoria da sala de aula à prática”, explica a professora Gisele Buch.

Durante a manhã eles participaram de três momentos distintos: aula com a professora Gisele, sobre os biomas do Brasil e sobre a Chácara Edith, onde aprenderam sobre as espécies vegetais e animais que habitam o local. Inclusive espécies raras e em extinção, como irara e lontra. O segundo momento foi no laboratório onde conheceram de perto o herbário e animais taxidermizados. E, por último, e mais esperado, caminharam por uma das trilhas ecológicas da reserva, onde podem avistar alguns animais e identificar espécies vegetais aprendidas nos livros.

O estudante Igor Merisio, participante do projeto, destaca o que mais chamou atenção durante a aula. “Estou gostando muito, é muito interessante. Gostei de conhecer os animais que eu nunca tinha visto e que tem aqui na chácara. É muito importante aprender sobre preservação. Cuidar dos animais e não jogar lixo”.

A cada semana uma nova turma fará o estudo de campo. A próxima escola será a EEF Ângelo Dognini. O projeto engloba ainda as turmas de 9º ano que aprofundam o aprendizado sobre unidades de conservação.

Inscreva-se na newsletter.