Aposentados e pensionistas do Ibprev devem fazer a prova de vida

Beneficiários devem se dirigir à Caixa Econômica Federal de acordo com o cronograma

BRUSQUE

  20 de junho de 2023


Ouça o texto
Aposentados e pensionistas do Ibprev devem fazer a prova de vida

Os aposentados e pensionistas do Instituto Brusquense de Previdência (Ibprev), que tiveram seu benefício concedido até 31 de dezembro de 2022, devem realizar a prova de vida a partir do mês de julho. A prova de vida é um recadastramento obrigatório que deve ser feito anualmente para continuar recebendo benefícios previdenciários.

Para o recadastramento, os beneficiários devem se dirigir pessoalmente a uma agência da Caixa Econômica Federal, munidos de documentos pessoais como CPF e RG, além de certidão de nascimento, casamento, união estável ou óbito, de acordo com seu estado civil, e comprovante de residência emitido em até 60 dias.

Para aqueles impossibilitados de comparecer à rede de agências, por recomendação médica devidamente comprovada por atestado ou laudo médico, a Prova de Vida poderá ser realizada através de Ata Notarial – documento emitido via cartório, desde que lavrada a partir da data de publicação da Portaria, 15 de maio de 2023. Em alguns tabelionatos, esse documento é chamado de “escritura de declaração” ou “escritura pública de declaração”. Nesse caso, o procurador deve comparecer ao Ibprev, munido dos documentos necessários.

“É uma exigência do Ministério da Previdência que todo aposentado e pensionista realize a Prova de Vida a fim de manter seus recebimentos ativos. A Caixa Econômica já está entrando em contato com os beneficiários para a realização de agendamento prévio, porém, se a Caixa não entrar em contato, é importante que o beneficiário compareça à Caixa conforme o cronograma. Quem mora fora de Brusque poderá comparecer à agência da Caixa de sua cidade”, detalha o diretor-presidente do Ibprev, Humberto Fornari.

A não realização da Prova de Vida bloqueará o pagamento do benefício até a atualização cadastral ser realizada, e o pagamento será restabelecido/desbloqueado em até 10 dias úteis após a regularização.

A atualização cadastral será realizada conforme o cronograma apresentado:

Julho de 2023 – Da letra A até a letra E

Agosto de 2023 – Da letra F até a letra K

Setembro de 2023 – Da letra L até a letra M

Outubro de 2023 – Da letra N até a letra Z

Inscreva-se na newsletter.