Aprovação final do financiamento de Brusque junto ao Fonplata motiva troca de secretariado

Com a confirmação do Senado para o empréstimo, prefeito Ari Vequi reposiciona secretários municipais

2 de maio de 2023

A semana começa com a confirmação do prefeito Ari Vequi para mudanças no colegiado da administração municipal. Na tarde desta terça-feira (02), o chefe do executivo anunciou a troca de titulares de três pastas. William Molina deixa a função de Diretor-Presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) para retornar à Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica, em substituição a Eduardo Hoffmann, que passa a ser o titular da Secretaria de Comunicação Social, de onde sai Rodrigo Cesari para assumir o comando do Samae.

A troca de titularidade é reflexo da confiança do prefeito nos três profissionais. E foi motivada pela aprovação, na manhã desta terça-feira (02), em Brasília (DF), da fase final do projeto de financiamento internacional de cerca de US$ 37 milhões da cidade com o fundo de investimentos Fonplata, sendo US$ 30 milhões do fundo de investimentos e cerca de US$ 7,5 milhões de contrapartida do Município.

A operação de crédito externo com o Fonplata foi aprovada por unanimidade na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Agora, o rito processual prevê somente a leitura no plenário da casa legislativa. Após isso, ocorre a assinatura do contrato com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), trâmite estimado em 15 dias para ser concluído e então ser iniciada efetivamente a liberação dos recursos.

William Molina, que participou desde o início do processo de elaboração e busca dos recursos, deixa o Samae e retorna para a prefeitura para coordenar a execução dos projetos contemplados pelo Fonplata.

Em seu lugar na autarquia municipal responsável pelo serviço de abastecimento de água, assume outro homem de confiança do prefeito, Rodrigo Cesari, que chega para coordenar a nova fase de projetos do Samae, onde se destaca a obra da ETA Cristalina.

Já Duda Hoffmann, deixa a secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica e assume a secretaria de Comunicação. Porém, com seu conhecimento sobre tributação municipal, pois é funcionário de carreira, segue a auxiliar a realização de ações na área, em paralelo à sua nova atribuição.

O Fonplata

O Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata é uma entidade financeira que apoia técnica e financeiramente a realização de estudos, projetos, programas, obras e iniciativas que promovam o desenvolvimento harmônico e a integração física dos países membros da Bacia do Prata: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Com a instituição, Brusque tem a primeira operação de captação externa da sua história, para o financiamento de US$ 30 milhões. O financiamento prevê contrapartida municipal da ordem de US$ 7,5 milhões, fazendo com que o investimento total fique acima de US$ 37,5 milhões.

Devem ser executadas com os recursos do Fonplata a ETA Cristalina, a continuidade da Beira-Rio Dom Joaquim – que vai desde o Maluche até o bairro Dom Joaquim, como foi feita na margem esquerda, com canal extravasor; o novo acesso da Limeira, a drenagem do Rio Limeira, além de outras obras menores.