Brusque zera fila de exames laboratoriais emergenciais

Mais dois laboratórios estão em fase de credenciamento

BRUSQUE

  11 de janeiro de 2024


Ouça o texto
Brusque zera fila de exames laboratoriais emergenciais

Brusque conquistou um avanço significativo na gestão da fila de exames laboratoriais. Em dezembro, 6.133 pessoas aguardavam por esses procedimentos, mas hoje a realidade é completamente diferente, com a fila praticamente zerada, especialmente no que diz respeito aos exames emergenciais.

“Ainda não podemos afirmar que está completamente zerada, pois todos os dias novos exames laboratoriais são inseridos nas Unidades Básicas de Saúde, mas atualmente não há mais pacientes prioritários ou com condições de saúde mais complicadas aguardando esses exames”, explica Thayse Rosa, Secretária de Saúde.

No caso dos exames de rotina, que originalmente podem ser realizados em até 30 dias, a Secretaria de Saúde está conseguindo suprir a demanda em um prazo médio de 15 dias. Essa redução na espera foi viabilizada através do credenciamento de dois novos laboratórios.

“Até então, tínhamos apenas um laboratório em Brusque, mas agora contamos com três em operação e dois em processo de entrega de documentação”, comenta a secretária. A previsão é que os novos laboratórios iniciem suas atividades ainda neste mês de janeiro, proporcionando aos pacientes que necessitam de exames de rotina a oportunidade de não esperar mais do que duas semanas.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Inscreva-se na newsletter.