Brusque já registrou 271 casos de dengue em 2024

São 233 focos espalhados em 25 regiões da cidade

BRUSQUE

  11 de março de 2024


Ouça o texto
Brusque já registrou 271 casos de dengue em 2024

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, divulgou, nesta segunda-feira (11), os números de dengue e dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika, entre outras doenças. Os dados apontam que o município tem 271 casos confirmados de dengue em 2024.

De acordo com o levantamento, as ocorrências estão concentradas no bairro Limeira Baixa, com 42 casos confirmados. Os outros se dividem nos bairros Águas Claras, Azambuja, Bateas, Cedrinho, Cedro Alto, Centro I, Dom Joaquim, Maluche, Planalto, Primeiro de Maio, Rio Branco, Santa Terezinha, São João, São Luiz, São Pedro, Steffen, Guarani, Limoeiro, Nova Brasília, Poço Fundo, Santa Rita, Zantão, Tomaz Coelho, Volta Grande, Limeira Alta e Cerâmica Reis.

Há um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 pacientes internados em enfermaria hospitalar.

Focos

São 233 focos confirmados no município, espalhados em 25 regiões da cidade.

Os bairros brusquenses com maior taxa incidência são: Águas Claras com 20 focos; São Pedro com 19 focos; Centro II com 18 focos; Cedrinho e Limeira com 14 focos cada; Bateas e Santa Luzia com 12 focos cada; Azambuja, Centro I e Dom Joaquim com 11 focos cada; Primeiro de maio com 10 focos; Souza Cruz, Rio Branco e Guarani com nove focos cada.

A contagem segue com Nova Brasília e Steffen com oito focos cada; Santa Rita com sete focos; Maluche e Tomaz Coelho com seis focos cada; Limoeiro e São Luiz com cinco focos cada; Poço Fundo com quatro; Santa Terezinha com três e Cedro Alto e Ponta Russa com um foco cada.

Orientações

Em caso de sintomas de dengue, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) da sua região, para o primeiro atendimento. Após a avaliação será dado o encaminhamento necessário.

Números para denúncias

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, também informa o número de telefone para denúncias, pelo WhatsApp, somente em formato de texto no (47) 98813-0095, ou por ligação, no número 156, da Ouvidoria Municipal.

Alertas sobre casos e focos

Em parceria com a Defesa Civil de Brusque, a Vigilância Sanitária criou um canal de comunicação para a população poder receber alertas de casos e focos de dengue de determinado bairro.

Para receber os alertas, basta cadastrar via SMS ou Whatsapp.

-Via Whatsapp: adicionar o número (61) 2034-4611, e enviar sua localização.
-Via SMS: envie seu CEP para 40199.

Inscreva-se na newsletter.