Brusque quer ser reconhecida como referência em gestão pública moderna e eletrônica

A Prefeitura de Brusque iniciou no último mês a implantação do Programa Brusque Sem Papel. A iniciativa da Secretaria de […]

19 de novembro de 2020

A Prefeitura de Brusque iniciou no último mês a implantação do Programa Brusque Sem Papel. A iniciativa da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica consiste em etapas para conduzir e orientar a administração municipal em acelerar a transição para governo eletrônico.

Conforme comenta o diretor-geral, Thomas Haag, o objetivo é ampliar e dar celeridade de processos internos e externos. Nesta primeira etapa foi implantada a plataforma 1doc, moderna solução cloud, de documentos eletrônicos, visando tornar digital toda a comunicação interna. Dessa forma, os servidores reduzem o uso de papel, aumentam a produtividade, agilizam a rastreabilidade dos documentos e, principalmente, melhoram a transparência na administração. “A inovação surge como resposta para resolver os problemas organizacionais. O programa é essencial para que a gestão pública possa avançar na modernização de todos os processos por meio da tecnologia, reduzindo custos e ampliando a celeridade”, explica Haag, que coordenada a implantação do programa.

No primeiro mês de uso da plataforma 1doc foram atendidos 240 setores e enviados 1.260 documentos na plataforma de forma 100% digital, uma média de 34 documentos por dia. Com isso foram economizadas, em média, 8.308 impressões. A Procuradoria-Geral é a campeã de envios até o momento, seguido da Secretaria da Fazenda e Controladoria Geral do Município. “Recordando que em cumprimento ao Decreto Municipal, a adesão pelas secretarias e autarquias é compulsória e o treinamento é totalmente digital e facilitado”, finaliza Haag.