Brusque será palco de espetáculos de teatro lambe-lambe

Evento ocorre no domingo (24), das 14h às 16h, no Parque das Esculturas

BRUSQUE

  20 de setembro de 2023


Ouça o texto
Brusque será palco de espetáculos de teatro lambe-lambe

O município de Brusque será palco do 10° Festejo Mundial de Rede – Encontro de Caixeiras e Caixeiros Catarinenses para a Celebração dos 34 anos do Teatro Lambe-Lambe: uma linguagem artística brasileira, criada na década de 1980, em Salvador.

O Festival vai ocorrer no sábado e domingo (23 e 24). No sábado, o evento vai ocorrer no Teatro Casa Amarela, fechado para a classe artística. Já no domingo (24), o espetáculo é aberto à comunidade, e ocorre no Parque das Esculturas. A entrada é gratuita, mas a organização pede uma colaboração espontânea. A apresentação permanecerá aberta das 14h às 16h.

No dia 24, além dos espetáculos, haverá outras intervenções artísticas em relação às caixas, dividindo o mesmo espaço do Festejo. Em caso de chuva, o evento será transferido para o Centro de Direitos Humanos de Brusque (CDH).

O teatro lambe-lambe e de caixeiros é uma técnica antiga onde, inspirada nos antigos fotógrafos lambe lambe, o espectador assiste a apresentação por um pequeno orifício de uma caixa cênica. Cada caixa é única, com um espetáculo diferente em torno de 2 a 3 minutos cada, para uma pessoa por vez. Com o conceito de teatro, possui cenário, iluminação, personagens em miniatura e som através de fone.

Surgimento do Festejo

Desde o seu surgimento, artistas criam e apresentam suas histórias pelo país e pelo mundo. Com o crescimento da rede, o público começou a se familiarizar e a reconhecer com entusiasmo essa arte tão brasileira e popular, que ocupa espaços públicos, democratizando o acesso à arte e cultura, além de possibilitar ao espectador assistir mais de um espetáculo teatral em um curto espaço de tempo.

Entendendo a importância da arte e de tamanha importância nacional e internacional, há dez anos acontece o Festejo Mundial em Rede Evento – Encontro de Caixeiras e Caixeiros, em diversos estados e países durante o mês de setembro. Em Santa Catarina, em 2023, Brusque virou palco desse encontro.

Espetáculos

Essa edição do evento em Brusque terá 10 espetáculos. Conheça um pouco mais de algumas histórias por trás das caixas:

Espetáculo: Guardar para Depois
Produtor: Alex Souza – Espiral Cia Cênica de São José (SC)

Quais memórias você guarda para depois? Mais do que guardar objetos, guardamos as lembranças relacionadas às coisas. Os objetos de alguém nos revelam um pouco do outro e muito de nós mesmos. Uma caixa que acumula objetos variados também conta uma história de vida que entrelaça as memórias das pessoas nas duas extremidades da caixa.

Espetáculo: Aquilo que poderia ter sido
Produtor: Jô Fornari – Cia Andante Produções Artísticas – Canelinha (SC)

Algum dia uma pergunta mudou o rumo da tua vida? Com esta provocação e outras interrogações, apresenta-se um espetáculo de teatro lambe-lambe que fala sobre partida, segredo e celebração. Na proposta minimalista, utiliza-se elementos naturais, técnicas do teatro de objetos e a narrativa autobiográfica como resultado de uma pesquisa de construção dramatúrgica a partir do processo híbrido das linguagens.

Espetáculo: Julia e Carla. carla e julia
Produtor: Tuany Fagundes – Pareidolia | Arte&Artesanias (SC)

Conta a história de amor de duas bonecas que se apaixonam à primeira vista. Essa caixa de teatro lambe-lambe foi construída com materiais de aviamentos, feita de maneira artesanal e única, assim como toda história de amor.

Inscreva-se na newsletter.