Brusque tem número recorde de troca de lâmpadas no mês de março

Mais de 600 lâmpadas foram trocadas nos postes por todo o município

BRUSQUE

  8 de abril de 2024


Ouça o texto
Brusque tem número recorde de troca de lâmpadas no mês de março

Nunca um mês teve tantas lâmpadas trocadas em Brusque como este março de 2024. Desde o início da contagem histórica, ainda em 2020, este período registrou 609 trocas de lâmpadas, com uma média de 26 trocas por dia útil.

Além das lâmpadas, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizou a substituição de 287 reatores, 390 relês e 84 bases neste mesmo período.

O engenheiro-eletricista Carlos Henrique Beuting, responsável pelo setor de iluminação da Secretaria de Obras, explicou a dinâmica deste serviço. “Em março, a gente teve o mês com o maior consumo de lâmpadas de manutenção, com 609 substituídas. Devido a essa demanda muito grande, que havia ficado sem ser feita licitação, então ficava sem material, ficou muita coisa para trás. Tem muita coisa ainda apagada. A gente está intensificando essa manutenção”, afirmou.

Para atender a uma demanda tão alta de atendimentos, a secretaria utiliza duas equipes trabalhando diariamente, no período da noite. Uma para o trabalho de prevenção, especialmente em bairros mais afastados do Centro; e outra para serviços pontuais, ou seja, solicitações feitas pela ouvidoria ou diretamente à secretaria.

Carlos Henrique falou ainda sobre como a Secretaria de Obras vem atendendo aos pedidos da população. “Estamos tentando atender todo mundo que está ligando na Secretaria de Obras e estamos fazendo revisões mesmo quando não há solicitação em aberto”, disse. “Vamos de bairro em bairro, de rua em rua”.

Projetores da Beira-Rio também foram trocados

Foram iniciadas as trocas dos projetores nas duas margens da Beira-Rio, além da substituição do LED das luminárias que saem da Ponte Estaiada até o túnel, e ainda do Terminal Rodoviário até o Corpo de Bombeiros. Neste segundo ponto, os reparos foram nos projetores.

Para os próximos meses, a expectativa é de que a secretaria de Obras receba mais 500 lâmpadas de seus fornecedores e que os reparos na Beira-Rio sejam iniciados da Apae até o Loteamento Ema II, no Limoeiro, com a troca total dos projetores antigos por novos equipamentos de LED.

Há ainda um projeto em estudo para que sejam substituídos mais de 2.700 pontos de iluminação nas principais vias do município para lâmpadas de LED, que são mais eficientes e econômicas, porém não foi fixado um prazo para o início destes trabalhos.

Inscreva-se na newsletter.