Brusque: um paraíso floral no coração da cidade

Setor de paisagismo atua na manutenção diária das flores; para esse inverno, três principais especiais foram escolhidas

BRUSQUE

  30 de junho de 2023


Ouça o texto
Brusque: um paraíso floral no coração da cidade

Ao caminhar pelas ruas de Brusque, tanto os moradores quanto os visitantes são cativados pela beleza das deslumbrantes flores que adornam vários pontos da cidade. O casal Diego Oliveira Dias e Ronilma dos Santos Dias, que acabaram de se estabelecer em Brusque, recém-chegados de Aracaju, Sergipe, ficaram maravilhados com o paisagismo local. “A primeira vez que vi foi em frente à Prefeitura. A cidade como um todo é encantadora, mas o destaque vai para o cuidado com as flores e também para a limpeza”, ressaltam.

A Secretaria de Obras, por meio do setor de paisagismo, realiza um trabalho diário na manutenção dos canteiros e no plantio de flores. A escolha das espécies varia de acordo com cada estação do ano. Para o inverno de 2023, a cidade foi agraciada com três espécies em particular: Impatiens, nas cores rosa, vermelho, pink, branco, laranja e estrela; Amor-Perfeito; e Boca de Leão.

“Nós intensificamos os trabalhos para deixar a cidade bonita e limpa. Nossa preocupação é que a cidade tenha esse encanto. Nós fazemos roçadas diárias de parques e praças, além da troca de gramado de algumas localidades. Toda nossa equipe faz o melhor, para que a gente possa encantar os moradores e visitantes. Queremos intensificar cada dia mais esse trabalho, pois onde tem flor, tem alegria e saúde. A cidade vibra nesse momento”, destaca o diretor de paisagismo, Kito Maestri.

Conheça as espécies das flores:

As flores podem ser apreciadas em diversas localidades da cidade. A espécie Impatiens é uma das variedades mais populares e apreciadas no paisagismo devido à sua beleza e facilidade de cultivo.

As Impatiens são plantas perenes ou anuais, conhecidas por suas flores em forma de trompete ou estrela, que podem apresentar uma ampla gama de cores. Além disso, são apreciadas por sua capacidade de florescer em climas mais frios, tornando-as uma escolha popular para o inverno.

Já as flores da espécie Amor-Perfeito são pequenas, delicadas e possuem uma forma característica, com pétalas que se sobrepõem em três cores distintas, geralmente incluindo tons de roxo, amarelo e branco. Essas flores são frequentemente elogiadas por sua aparência “faceada”, pois se assemelham a rostos pequenos e sorridentes. Além da sua beleza estética, o Amor-Perfeito é valorizado por sua capacidade de florescer em várias condições climáticas.

A Boca de Leão é uma planta de crescimento ereto que pode atingir uma altura média de 30 a 90 centímetros, dependendo da variedade. Essa espécie é valorizada no paisagismo devido à sua longa duração das flores e sua resistência. As flores Boca de Leão podem durar várias semanas, permitindo que as pessoas desfrutem de sua beleza por um período prolongado. O nome “Boca de Leão” é atribuído devido à semelhança das flores com a boca aberta de um leão.

Inscreva-se na newsletter.