Brusquenses passam a ser chamados para consultas oftalmológicas via SUS

Mais de seis mil pacientes aguardam em fila de espera pelo serviço

9 de abril de 2024

Brusquenses passam a ser chamados para consultas oftalmológicas via SUS

Desde meados de fevereiro, a Secretaria de Saúde de Brusque tem empreendido esforços significativos para melhorar o acesso aos serviços oftalmológicos para a população.

A pasta optou por iniciar um novo credenciamento do zero, que foi publicado no final do ano passado, em 2023, destinando R$ 1,2 milhões para atender os seis mil pacientes que se encontram na fila de espera.

O credenciamento possui uma clínica cadastrada, além do Hospital Imigrante e do Hospital Dom Joaquim.

Atendimentos na rede

Já durante o mês de março, a Clínica Infinity, localizada no Hospital da Azambuja, realizou 350 atendimentos através da Agência Pública Intermunicipal de Serviços do Vale Europeu (APIS), contribuindo para a redução da fila de espera. Até esta segunda-feira (8), o número já havia subido para aproximadamente 400 consultas.

Além disso, o Hospital Imigrantes, bem como o Hospital Dom Joaquim, estão finalizando os preparativos para iniciarem os atendimentos oftalmológicos em suas respectivas unidades.

O Imigrante, inclusive, também está programado para realizar procedimentos oftalmológicos via Estado para 78 pacientes a partir do dia 24 de abril, com a perspectiva de mais atendimentos no mês de maio.

A secretária de Saúde, Dr. Thayse Rosa, explica que além dos R$ 1,2 milhões investidos pelo Município de Brusque, parte dos atendimentos é viabilizada através de parcerias com o Governo do Estado, o que significa que não há custos adicionais para o município. Já em relação aos credenciamentos, a gestora ressalta que a colaboração entre entidades públicas e privadas tem sido fundamental para garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde pela população.

“Sabemos que estamos apenas no início da batalha para equilibrar esta fila, que hoje está completamente colapsada. Mas temos empreendido grandes esforços no sentido de tirar essas consultas oftalmológicas do papel. Apesar dos desafios, estamos caminhando para uma melhora no panorama”, completa a secretária.