Com mosquito da dengue vestido de Morte, Prefeitura inova em campanha

Com diversas peças, campanha visa conscientizar sobre os perigos advindos da proliferação do mosquito Aedes aegypti

27 de fevereiro de 2024

Com mosquito da dengue vestido de Morte, Prefeitura inova em campanha

Anualmente, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Brusque é responsável pela concepção e veiculação de diversas campanhas publicitárias que visam informar os cidadãos sobre diversas ações desempenhadas pelo governo municipal, sempre em conjunto com outras secretarias e órgãos da administração.

Um dos principais desafios é impactar o maior número de pessoas possível dentro do público-alvo especificado. Foi com isso em mente que os servidores da Secom Brusque decidiram inovar na campanha contra a dengue, que preocupa todo o Brasil com números crescentes de infectados.

Apesar das ações realizadas, não apenas pelo poder público, mas em diversas esferas da sociedade, a doença ainda é um problema para inúmeras cidades, incluindo Brusque. Os levantamentos realizados pela Secretaria de Saúde apontam um avanço significativo na situação da proliferação na cidade. Devido a isso, a campanha deste ano foi pensada para ser mais impactante do que em outros anos.

O secretário de Comunicação Social, Wilson Schmidt Junior, explica que o foco são os ambientes online e offline. “Iniciamos a campanha com produções internas da pasta, como os audiovisuais e os materiais enviados à imprensa. Porém, fomos além”, inicia o gestor.

“Todo mundo sabe que não se pode deixar água parada, que precisa virar os potes de plantas e tudo mais, mas entendemos que o impacto da situação precisa ir muito além da prevenção”, continua Wilson. “As pessoas precisam entender a gravidade da situação, então pensamos em algumas abordagens diferentes”.

A campanha abrange também veiculação em mídias exteriores, como telões de led e carros de som, além de spots em rádios e peças publicitárias em portais online e em jornais de circulação regional. “Visando trazer mais impacto para a situação, tentamos comparar o Aedes aegypti à morte. Os materiais gráficos ilustram o mosquito fantasiado de morte, remetendo à real preocupação da doença. Além disso, é claro, os materiais que se utilizam do artifício do humor também estão inclusos nas redes sociais da Prefeitura de Brusque, buscando dar maior ressonância às mensagens”.

Já os spots e os carros de som apresentam uma sonoridade sombria, com direito à marcha fúnebre e uma narração sinistra falando apenas a frase “a dengue mata!”. “Sobre o carro de som, tentamos persuadir nosso público a tomar os cuidados necessários através da sensação mórbida causada pela peça, como se a dengue estivesse ali, passando na sua rua. Apesar de todos nós sabermos como evitar a dengue, precisamos cada vez mais nos conscientizar e, claro, alertar as pessoas sobre os reais perigos da situação”, finaliza Wilson.