Comitiva de Brusque na Alemanha: workshop define o planejamento estratégico da parceria climática para os próximos anos

Reunião traçou objetivos estratégicos e operacionais até 2035

BRUSQUE

  19 de junho de 2023


Ouça o texto
Comitiva de Brusque na Alemanha: workshop define o planejamento estratégico da parceria climática para os próximos anos

A comitiva de Brusque que está em viagem técnica no Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, participou, nesta segunda-feira (19), de um workshop para o planejamento estratégico das 50 Parcerias Pelo Clima. O objetivo é trocar experiências entre as cidades, além de traçar metas e prazos para novos projetos de mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

Por meio do planejamento é definido o plano de ação, um documento estratégico que traça um panorama das atividades da parceria e é instrumento de monitoramento e base das partes interessadas. Desta forma todos os agentes envolvidos, tanto do Distrito de Karlsruhe, quanto de Brusque possuem uma visão geral do projeto.

Durante o dia foram debatidos cinco eixos temáticos em quais deve-se trabalhar nos próximos anos. “Hoje foi o dia de reorganizarmos a estrutura da parceria junto com a agência de fomento. Os projetos que estão sendo elaborados, os que já foram executados, e os que estão por vir, precisam estar bem estruturados uma vez que temos recebido algumas verbas oriundas desses projetos. Nós temos que prestar contas, fazer com que esses projetos deem resultados e que seja importante pra nossa cidade, levando novas tecnologias, novos conhecimentos, ações, que possam melhorar a qualidade de vida na região”, contextualiza o secretário de Fazenda e Gestão Estratégica, William Molina.

Objetivos e metas envolvem captação de água e diminuição na perda da água tratada

Entre os eixos debatidos, um dos mais importantes para a realidade atual de Brusque, é água potável e residual. Molina explica que há dois objetivos principais: melhorar a qualidade da água captada, por meio das ecobarreiras e diminuir a perda da água já tratada, que hoje é de cerca de 30%.

“Temos algumas dificuldades em é em relação a captação de água do nosso rio, devido à qualidade da água. Então nós estamos buscando projetos que melhorem a qualidade da água do rio, através de ecobarreiras, limpeza de micro-organismos, e outras questões que estão sendo tratadas, e também as tecnologias que eles aplicam na Alemanha para o tratamento e distribuição da água. Do outro lado, nós temos hoje uma grande perda na entrega da água, apesar de termos o melhor índice da região, e estamos aprendendo aqui na Alemanha formas de evitar essa perda. Amanhã visitaremos uma estação de tratamento para que a gente possa analisar essa tecnologia e saber se podemos implantar no município”’.

Programação contou com ciclismo e feira de energia limpa

No domingo (18) a comitiva participou de uma pedalada entre a cidade Bruchsal até Karlsdorf-Neuthard. No mesmo dia o grupo esteve numa feira de energia limpa na cidade de Bretten, onde conheceu diferentes alternativas para implantação de energia fotovoltaica nas propriedades.

Na feira, utiliza-se o Atlas Solar para verificação do potencial energético de cada local. Em Brusque este projeto foi viabilizado por meio da parceria climática e, desde 2021, é possível conhecer, gratuitamente, o potencial de sua residência no site www.atlassolar.brusque.sc.gov.br e o valor estimado de investimento para instalação. O investimento para a plataforma foi de R$, financiado pelas 50 Parcerias Pelo Clima.

A programação da comitiva na Alemanha segue na terça-feira (20) com uma visita ao Sistema de tratamento de água de Bruchsal e à estação de energia geotérmica de Graben-Neudorf. A viagem do grupo é custeada por meio do projeto 50 Parcerias pelo Clima, que iniciou em 2016 e já possibilitou, além da implantação do Atlas Solar, outros projetos como: Estações Inteligentes, substituição da iluminação pública por LED, intercâmbio entre os estudantes e o mais recente, aprovado em 2023, o projeto Brusque Cidade Guardiã das Abelhas, que recebeu um investimento de 27,5 mil euros.

Inscreva-se na newsletter.