Cuidado farmacêutico promove uso racional de medicamentos

Farmácia Básica do município gasta mais de R$ 4 milhões em compras de remédios básicos

22 de fevereiro de 2024

Cuidado farmacêutico promove uso racional de medicamentos

O aumento contínuo no consumo de medicamentos tem sido uma preocupação crescente para as autoridades de saúde municipal. Em um esforço para atender às necessidades da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem implementado medidas para garantir não apenas o acesso aos medicamentos essenciais, mas também a eficácia e eficiência no tratamento medicamentoso.

No ano passado, em 2023, o setor de farmácia da SMS registrou o total de 360.469 atendimentos, beneficiando 68.135 usuários. Esses atendimentos resultaram na dispensação de 24.810.301 itens, com um investimento financeiro de mais de R$ 4 milhões exclusivamente para a entrega de medicamentos básicos listados na Relação de Medicamentos Essenciais (Remume).

Entretanto, para além da distribuição de medicamentos, a gestão municipal reconhece a importância de garantir que os pacientes possam utilizar seus tratamentos de forma eficaz. Uma preocupação especial recai sobre aqueles que sofrem de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e enfrentam desafios para controlar suas condições e alcançar as metas terapêuticas necessárias.

Diversos fatores contribuem para essas dificuldades, desde o uso de múltiplos medicamentos até questões específicas de compreensão da doença, deficiências visuais ou dificuldades de leitura. Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde implantou o serviço de cuidado farmacêutico, onde os pacientes são encaminhados para receber consultas farmacêuticas personalizadas e acompanhamento de seus tratamentos.

A identificação desses pacientes se dá tanto por meio das unidades de saúde, que colaboram para detectar aqueles que necessitam de um acompanhamento mais próximo, quanto pela demanda espontânea das farmácias básicas, onde são identificadas dificuldades na entrega ou uso dos medicamentos.

O serviço de cuidado farmacêutico adota uma abordagem centrada no paciente, onde os profissionais farmacêuticos realizam consultas para detectar dificuldades específicas e oferecem suporte individualizado ao longo do tratamento. Mais do que simplesmente fornecer os medicamentos, o foco está em garantir que sejam utilizados corretamente, visando o sucesso do tratamento e a prevenção de complicações que poderiam resultar em internações hospitalares.

A farmacêutica que atua na Farmácia Básica do município, Rita Kudo, comenta sobre o cenário do uso de medicamentos. “Eu noto que a maioria dos pacientes utiliza o medicamento de forma inadequada. Às vezes não toma, repete a dose, entre outros. A gente trabalha com isso, fazendo uma readequação dos medicamentos Nos esquematizamos de uma forma visual, e maneiras do paciente tomar seu medicamento de uma forma correta”, ressalta.

Os farmacêuticos operam em estreita colaboração com os consultórios das farmácias básicas, assegurando uma integração eficaz entre os serviços de saúde oferecidos à comunidade.

Outro assunto abordado nas consultas é sobre a automedicação. “Muitas vezes, o medicamento não tem o efeito esperado, por conta do mau uso. Os pacientes que estamos acompanhando, estão apresentando uma melhora significativa, e ficamos muito felizes com isso, pois o uso incorreto pode gerar uma série de problemas. Abordamos sempre também a automedicação. Fazemos que o paciente que aquele medicamento é seu, e não deve ser compartilhado com parentes, vizinhos, e demais.”, finaliza a farmacêutica.

Fotos: José Carlos Paulini/SECOM Brusque.