Data chama atenção para prevenção de acidentes de trabalho

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado nesta terça-feira (27). “Uma data importante para lembrar um […]

27 de julho de 2021

Data chama atenção para prevenção de acidentes de trabalho

O Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é celebrado nesta terça-feira (27). “Uma data importante para lembrar um trabalho diário que é realizado para diminuir os acidentes e manter a saúde integridade física dos trabalhadores”, explica o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Brusque e técnico de segurança do trabalho, Paulo César Freitag.

Na Prefeitura de Brusque há uma média de 120 acidentes de trabalho ao ano, número considerado baixo, em relação ao número de servidores, que é superior a 4 mil pessoas. “De modo geral os acidentes são de pequena monta, sem afastamento do trabalho. Registramos todos os acidentes e, em caso grave, abre-se investigação”, especifica Freitag.

Atualmente, a prefeitura conta com dois técnicos de segurança do trabalho, um médico do trabalho e a Cipa. “Temos uma equipe bem atuante, que se reúne mensalmente. Trabalhamos na conscientização e entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e também na fiscalização de uso deles. Além disso, acompanhamos a readaptação de servidores que não podem mais atuar na sua função”, afirma.

Desde o início da pandemia a Cipa realiza um trabalho intensivo de conscientização para o uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento adequado. “Em alguns locais conversamos com os servidores no horário de bater o ponto para reforçar sobre a importância dos protocolos de higiene e prevenção ao coronavírus”, finaliza.