Defesa Civil realiza treinamento de simulação de evacuação por incêndio nas escolas municipais

Treinamento visa garantir que todos estejam preparados para agir em caso de emergência

12 de maio de 2023

A prefeitura de Brusque, por meio da Defesa Civil, em parceria com o Corpo Bombeiros de Brusque, iniciou treinamentos de simulação de evacuação por incêndio nas escolas municipais. O primeiro treinamento ocorreu nesta quinta-feira (11) na escola Padre Luiz Gonzaga Steiner, Padre Vendelino Wiemes, João Hassmann e professora Isaura Gouvêa Gevaerd. O projeto ocorre com os 4° anos de 23 escolas municipais, sendo ele dividido em 4 encontros.

O coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edvilson Cugik, explicou como funciona o treinamento. “A gente leva uma máquina de fumaça para escola, para simular a situação de incêndio, para as crianças aprenderem a sair protegendo as vias aéreas, se abaixarem e procurarem um local seguro. O trabalho conta com a participação dos Bombeiros de Brusque,” disse.

O treinamento de evacuação nas escolas tem como objetivo promover a cultura da prevenção. Os alunos e funcionários que participam do treinamento aprendem a importância de estar preparados para lidar com situações de emergência e a agir de forma responsável para garantir a segurança de todos.

Etapas:

A simulação envolve uma série de medidas, como a criação de um plano de evacuação, a identificação de rotas de fuga e a realização de simulados. O plano de evacuação deve levar em conta o layout da escola, o número de alunos, a presença de pessoas com necessidades especiais, entre outros fatores.

1°Encontro: O que é a Defesa Civil?

2° Encontro: Eventos adversos.

3°Encontro: Percepção de risco e área de risco.

4° Encontro: Simulação de evacuação por incêndio (toda a escola participa).

O projeto prevê que os simulados sejam realizados regularmente, isso para garantir que todos estejam preparados para agir em caso de emergência, já que o treinamento pode ajudar a promover a cultura da prevenção.