Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde recebe alunos de instituições para estudos

A Secretaria de Saúde de Brusque recebe alunos de universidades para aprimorar e analisar estudos que são realizados na secretaria. […]

26 de abril de 2023

A Secretaria de Saúde de Brusque recebe alunos de universidades para aprimorar e analisar estudos que são realizados na secretaria. Desta vez, os alunos de medicina da Unifebe foram recepcionados no Departamento de Assistência Farmacêutica, pela farmacêutica Flora Willrich Ferreira de Souza e pelo secretário de saúde, Osvaldo Quirino. Na ocasião os universitários puderam conhecer os serviços realizados no local, como por exemplo, o uso dos novos dispositivos de aplicação de insulina, disponibilizados pelo SUS, para pacientes diabéticos.

Os serviços de saúde nas diversas esferas de assistência envolvem o uso de medicamentos, o que requer cuidados e acompanhamento para eficiência e segurança no tratamento. Assim, a Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Assistência Farmacêutica, tem também desenvolvido ações para qualificação dos profissionais de saúde e educação continuada para a comunidade no uso seguro de medicamentos valorizando a importância da integração dos serviços de saúde pública e a formação profissional em saúde.

“Estamos sempre apoiando a Educação em Saúde, essa é uma das ações realizadas pelo serviço de cuidados farmacêuticos, seja ela para os profissionais de saúde, usuários e também estagiários. Nas visitas que realizamos, principalmente com alunos, nós conseguimos explicar um pouco mais sobre a importância do uso correto dos medicamentos, que implicam na segurança e eficiência do tratamento realizado pelo paciente”, explica a diretora de Atenção Farmacêutica, Patricia Bernardi Sassi”.