Dia 11 de maio é celebrado o Dia Nacional do Agente de Trânsito

Apesar dos desafios, GTB procura atuar na preservação da vida do brusquense

BRUSQUE

  9 de maio de 2025
Dia 11 de maio é celebrado o Dia Nacional do Agente de Trânsito

Neste próximo domingo (11), quando se celebra o Dia Nacional do Agente de Trânsito, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram) presta uma homenagem especial aos agentes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), profissionais que, mesmo diante de inúmeros desafios, não medem esforços para garantir um trânsito mais seguro, organizado e humano para todos os brusquenses.

Instituída oficialmente em 2009, por meio da Lei Complementar nº 154, a GTB surgiu com a proposta de estruturar e consolidar a gestão de trânsito na cidade, prevendo em sua criação 50 cargos efetivos de Agente de Autoridade de Trânsito. Desde então, três concursos públicos foram realizados, resultando na entrada de 50 agentes ao longo de 15 anos.

Entretanto, a realidade atual mostra um cenário desafiador: apenas 21 agentes permanecem em atividade e um afastado por motivos de saúde. E, desses, quatro já foram aprovados em outros concursos públicos e, em breve, deixarão a corporação, reduzindo o número de profissionais para apenas 18 agentes em exercício, o equivalente a 36% do quadro originalmente previsto em lei.

Diante dessa redução, a Setram já estuda a realização de um novo concurso público, visando suprir a crescente demanda da cidade e recompor o efetivo da GTB. A escala operacional funciona em regime de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, divididos em dois turnos, com cobertura das 7h às 19h, todos os dias.

Seus agentes desempenham um papel fundamental não apenas na fiscalização, mas sobretudo na educação para o trânsito, orientação de condutores, auxílio em eventos e, especialmente, na organização da mobilidade urbana.

Um fator que ajudaria o trabalho desses agentes nas ruas é a compreensão do seu papel por parte dos condutores. “É importante que a população compreenda que o agente de trânsito não sai às ruas para prejudicar ninguém”, disse o secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Emerson Luiz Andrade.

“O papel dele é proteger vidas, organizar o fluxo e coibir infrações que podem causar acidentes graves. Infelizmente, há quem só aprenda com o ‘remédio amargo’ da sanção administrativa. Não porque os agentes querem punir, mas porque muitas vezes essa é a única forma de interromper atitudes irresponsáveis que colocam em risco o próprio condutor e terceiros”, completou.

Mesmo com um contingente reduzido, a Guarda de Trânsito de Brusque atua diariamente para promover um trânsito mais respeitoso, seguro e fluido. Entretanto, é preciso destacar que o trabalho do agente de trânsito é, muitas vezes, mal compreendido. Sem a atuação firme, ética e técnica desses profissionais, o trânsito se tornaria ainda mais caótico, marcado pelo desrespeito às normas, pela imprudência e pelos riscos à vida.

Neste 11 de maio, mais do que celebrar, é tempo de valorizar e reconhecer. Reconhecer a coragem, a resiliência e o senso de dever dos agentes que enfrentam sol, chuva, críticas e riscos diários para garantir o direito de ir e vir do cidadão com segurança. A esses profissionais, todo o respeito e o reconhecimento da população brusquense.

Inscreva-se na newsletter.