Dia das Mães: uma história sobre a importância da doação de leite materno

Conheça o relato de quem doa e de quem recebe o alimento mais completo para o bebê

11 de maio de 2023

Dia das Mães: uma história sobre a importância da doação de leite materno

A pequena Alice nasceu com apenas 27 semanas e pesando 1.115g, ficou internada 88 dias na UTI neonatal do Hospital Azambuja. Barbara Maestri Mafra, mãe da Alice relata que: “Alice foi nosso milagre e veio num susto, acredito que foi a hora dela, foi a hora que Deus e Maria planejaram, ela ficou 88 dias internadas na UTI neonatal e foi bem difícil, foram momentos bem preocupantes”

Bárbara conta que conseguiu produzir leite para Alice até 46 dias após o seu nascimento. “Até o momento que isso não foi mais possível e Alice precisou se alimentar com leite doado por outras mamães”.

Ela continua: “A gente sabe da importância que é o leite materno né, dessas mães que doam com tanto amor e carinho esse leite materno de extrema importância para esses prematuros no seu desenvolvimento, enfim então eu só agradeço, só agradeço essas mamães que doam. Ela não conseguia mamar no meu peito porque era muito pequenininha não tinha nem como pegar no colo e ela não conseguia mamar o meu, mas conseguiu mamar das outras mãezinhas”, comemora.

O leite materno é um alimento completo para o bebê, pois contém tudo que é necessário para seu desenvolvimento, além de possuir anticorpos contra infecções. Essa importância aumenta nos prematuros, pois suas defesas são frágeis e dependem dos benefícios do leite humano, sendo parte essencial para o tratamento.

As doações de leite materno auxiliam recém-nascidos com riscos extremos de vida internados na UTI neonatal do Hospital Azambuja (HACCR) enquanto a mãe ainda não consegue produzir o próprio leite. A atuação do serviço Amamenta Brusque se baseia na orientação quanto às dificuldades da amamentação, captação e incentivo à doação de leite humano.

Aline Fischer, 35 anos, faz parte dessa rede solidária que envolve afeto e amor. Ela dedica alguns minutos do dia para retirar um pouco de leite após a mamada de seu filho Pedro Henrique, todas as semanas a equipe do Amamenta Brusque passa na sua casa para coletar o leite doado e enviar para o Banco de Leite de Blumenau. Esse leite retorna após a pasteurização para os bebês internados da UTI neonatal do Hospital Azambuja.

“A minha motivação para doar leite foi porque o Pedro Henrique (meu filho) precisou ficar 5 dias na Neo e eu vi que a maioria das crianças que estão lá precisam tomar leite na seringa, ou seja, não conseguem amamentar no peito. E, pode parecer pouco, mas 10ml de leite eram suficiente para esses recém-nascidos. Então, mesmo que você ache que tem pouco leite para doar, doe. Esse pouco pode ajudar a salvar vidas”

Como ser uma doadora

O primeiro passo para doação é entrar em contato com o serviço Amamenta Brusque através do nosso endereço: R. Pref. Germano Schaeffer, 66 (2º andar da Policlínica) ou pelos telefones: 3255-6800 ou whatsapp (47)99698-1221, nesse momento faremos algumas perguntas para verificar se a mulher encontra-se apta para doação e desse modo fornecer todo material e informações necessárias.

Após o preenchimento de cadastro, a equipe começa a buscar o leite direto na residência da doadora, momento em que poderá esclarecer dúvidas. O leite recebido passa por uma análise de qualidade, segurança e pasteurização e, só depois, é liberado ao consumo dos bebês na UTI neonatal.

Mamãe Aline Fischer e o bebê Pedro Henrique