Diálogo com a comunidade: Prefeitura de Brusque fortalece comunicação digital

Governo municipal possui diversas frentes de trabalho para manter uma via de mão dupla na comunicação com a população

26 de setembro de 2023

Diálogo com a comunidade: Prefeitura de Brusque fortalece comunicação digital

Seja para pedir a limpeza de um bueiro, a pavimentação de uma rua ou, então, para saber como está o andamento de seu exame na Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Comunicação, sempre tem um servidor à postos para responder.

Conforme o secretário municipal de Comunicação, Wilson Schmidt Junior, a pasta realiza diversas frentes de trabalho para que toda a população esteja sempre por dentro dos acontecimentos, serviços e políticas públicas implementadas pelo poder público municipal. Além de publicizar os atos de governo, a preocupação, também, é acolher o cidadão que chega aos canais de comunicação com problemas e demandas.

“Nos últimos meses, mudamos a forma de se gerir a comunicação da Prefeitura. Hoje a nossa prioridade é responder o cidadão. Não apenas encaminhá-lo para o setor correto, mas tentar ajudá-lo na demanda específica deste morador”, ressalta o secretário. “Sabemos que nossa cidade possui demandas em diversas frentes, por isso, acreditamos que as redes sociais podem ser um importante elo entre o brusquense e os órgãos públicos. Não são poucos os exemplos de situações que conseguimos recolher, seja por direct no Instagram, mensagem no Facebook, ou até mesmo no WhatsApp, e encaminhar para solução aos setores responsáveis. Pensamos no cidadão na ponta”.

Além da comunicação bidirecional, é prioridade para a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Brusque explorar meios diferentes de comunicação institucional. “Trouxemos para o nosso ambiente de trabalho o termo ‘infotenimento’, no qual trazemos informações de grande importância de maneira lúdica, acessível e divertida, com entretenimento. Enxergamos que isso funciona quando percebemos que nossos alcances, curtidas e interações subiram exponencialmente”.

Atualmente, mais de 80% dos comentários nas publicações são respondidos, com exceção daqueles onde são utilizadas palavras de baixo calão ou, então, apenas emojis. E se tratando de mensagens diretas, todas as pessoas são respondidas. Por diversas vezes, é possível resolver uma demanda de maneira totalmente online, sem necessidade de que o cidadão saia de sua casa.

Redes Sociais

Além de manter as redes já oficiais da prefeitura, a Secretaria de Comunicação implementou novos meios de comunicação com a população:

TikTok (@prefeituradebrusque)

Uma das principais mudanças no método comunicacional da Prefeitura de Brusque se deu através de produtos audiovisuais mais dinâmicos, lúdicos e divertidos.

Zap da Prefa

Outra política de comunicação implantada foi o Zap da Prefa, onde a Secretaria de Comunicação criou grupos destinados a moradores de cada bairro da cidade. Assim, os cidadãos podem receber as notícias que estão diretamente voltadas para o local onde moram, de maneira personalizada, além de avisos oficiais da Prefeitura de Brusque. Link de acesso aos grupos: https://bit.ly/whatsdaprefa;

Secretarias online

Novos métodos para que a população consiga conversar e enviar suas demandas para a prefeitura são os links online das secretarias. Atualmente, já foram implantados o “Obras Online” e o “Procon Online”, formulários digitais com grandes percentuais de resolução.

Obras online: https://bit.ly/demandasobrasbq;

Procon online: https://bit.ly/procononlinebq.