Diretores de unidades escolares brusquenses assinam termo de posse

Trabalho dos novos gestores iniciarão ainda este ano

6 de dezembro de 2023

Diretores de unidades escolares brusquenses assinam termo de posse

Na tarde desta terça-feira (5), foi realizada, no auditório da Uniasselvi, a assinatura do termo de posse dos novos diretores das unidades escolares. Das escolas municipais, 13 vagas não foram preenchidas.

O prefeito de Brusque, André Vechi, lembra que em 2022 o projeto de lei que regulamenta o processo democrático para a escolha de diretores foi apresentado e, neste ano, já foi aprovado pela Câmara de Vereadores. “É a primeira vez que estamos realizando essas escolhas. Os interessados no cargo apresentaram um Plano de Gestão, avaliado por uma banca multidisciplinar, que atribui uma nota para cada trabalho”, destaca o prefeito.

André salienta ainda que a nomeação para o cargo continua sendo de responsabilidade do prefeito, porém respeitando todo o trabalho realizado pela Educação. “Apesar disso, mantivemos a escolha por meio das notas. Não houve interferência política. Os nomeados foram os planos de gestão mais bem avaliados e merecedores”.

Antes das assinaturas, a aluna Maria Luiza Ferreira Cabral, do 3º ano da Escola João Hassmann, emocionou a todos presentes no evento com sua voz, acompanhada do professor Jocelir Alflen no piano.

Maristela Kuneski, uma das candidatas aprovadas, comenta que foi um grande desafio a ser enfrentado. “Foi um processo democrático e transparente. Foi um momento de muito estudo para elaborar um plano de gestão que atendesse às necessidades das escolas ou centros infantis, pensando em sua integralidade, nas dimensões pedagógicas, físicas, financeiras e motivacionais. Foi um período de muita dedicação, aprendizado e crescimento”, salienta a educadora.

Das 62 Unidades Escolares do Município, 13 delas não tiveram candidatos ou aprovados. Um edital complementar será lançado para preencher essas vagas. Essas escolas permanecerão, por enquanto, com os mesmos diretores nomeados pelo Poder Público Municipal.