ESAP Brusque celebra 14 Anos de compromisso com a capacitação de servidores

Órgão da administração municipal oferece diversos cursos e capacitações para os servidores

15 de dezembro de 2023

ESAP Brusque celebra 14 Anos de compromisso com a capacitação de servidores

Nesta quinta-feira (14), a Escola de Administração Pública de Brusque (ESAP) comemora seu 14º aniversário, marcando uma trajetória notável na formação e aprimoramento dos servidores municipais.

Fundada em 2009, a instituição desempenha um papel crucial ao oferecer capacitações e gerir o programa de Auxílio Escolar destinado aos servidores efetivos que buscam sua primeira graduação.

Ao longo dos anos, a ESAP enfrentou diversas etapas e desafios, evoluindo para atender às crescentes demandas do município. Eduardo Arruda Costa, servidor de carreira e responsável pela Escola, destaca a complexidade envolvida no processo de desenvolvimento do capital humano municipal, ressaltando que cada ano traz novos desafios que exigem adaptabilidade.

“Desde que assumi como responsável da Escola, procurei construir a identidade da instituição dentro da estrutura administrativa, tornar os processos formativos mais ágeis e dinâmicos. Em 2019, estruturamos a sala de cursos e o setor administrativo da Escola, bem como o portal de certificados online e o novo site. Em 2020 e 2021, atravessamos a pandemia da Covid-19 e passamos por adequações. Agora, estamos focados na modernização e segurança do site e na digitalização/sistematização dos processos internos da Escola”, comenta Costa.

Hoje, a ESAP disponibiliza em seu site (esap.brusque.sc.gov.br) um link de acesso a diversas plataformas governamentais que oferecem cursos à distância com certificação gratuita.

“Podemos dizer que hoje a ESAP cumpre seu papel de dar apoio e suporte aos servidores municipais. Entretanto, para avançarmos e ampliarmos a capacidade de resolver as demandas por cursos híbridos e presenciais, é preciso pensar em como e quanto vamos investir nos próximos anos. Para o futuro, há o projeto de estruturar o ambiente virtual de cursos e modernizar a legislação de concessão de auxílio escolar aos servidores”, conclui.