Escolas de Campo em Brusque: um refúgio de Educação e contato com a natureza

Das 62 unidades Escolares do município, quatro fazem parte do programa

27 de fevereiro de 2024

Escolas de Campo em Brusque: um refúgio de Educação e contato com a natureza

O Município de Brusque possui uma área territorial bastante considerável, que abrange tanto zonas rurais quanto urbanas. Esse panorama acaba se refletindo também na rede municipal de ensino. Das 62 unidades escolares existentes na cidade, quatro delas são as chamadas escolas de campo: Escola de Educação Fundamental (EEF) Edith Krieger Zabel, EEF Adelina Zierke, EEF Padre Carlos Fuzão e EEF Edith Gama Ramos.

Apesar de cada uma delas ter suas peculiaridades, o projeto “Nossa Escola, Nosso Lar” as une, introduzindo para as crianças a experiência do plantio, dos cuidados com os produtos da terra, a colheita e até mesmo o preparo de diversos alimentos. As crianças aprendem também sobre hidroponia, que é o plantio direto na água.

A ação visa conscientizar sobre sustentabilidade e natureza, abrangendo também os animais. É comum nessas unidades a presença de animais no cotidiano, como galinhas, codornas, peixes, tartarugas e coelhos.

Essas atividades não envolvem apenas as crianças, mas toda a comunidade. Durante os fins de semana e feriados, os membros das localidades se revezam para garantir que os animais permaneçam seguros e bem alimentados.

A secretária de Educação, Franciele Mayer, destaca que, apesar de a ação ter começado nas escolas de campo, algumas unidades urbanas também foram beneficiadas. “Adaptamos os projetos educacionais de acordo com a demanda e a realidade de cada escola. Entendemos o quão benéficas ações como essas são para as crianças, não apenas como alunos, mas como pessoas”.

Peculiaridades

A EEF Edith Krieger Zabel, na Cristalina, é conhecida como a “Escola Amiga das Abelhas”. O projeto desenvolvido no educandário permite que as crianças interajam com as abelhas nativas sem ferrão, cuidando, cultivando, garantindo a segurança e até mesmo coletando e separando o mel e a cera.

A EEF Padre Carlos Fuzão, no Nova Itália, por sua vez, desenvolve o projeto “Cházario”, onde os alunos cultivam chás e ervas, resgatando a importância da bebida, seus benefícios, diferenças e funções. Além disso, os alunos são desafiados a provar diversos sabores, desde os mais doces até os mais amargos.

Já a EEF Adelina Zierke tem um projeto conhecido por toda a comunidade, denominado “Todas Contra a Dengue”. Na ação, as crianças, junto com os professores, vão até o cemitério da região uma vez por semana para virar os pratinhos com água, ajudando a combater o mosquito da dengue.

Por fim, a EEF Edith Gama Ramos, no Cedro Grande, possui o “Jardim de Leitura”, uma biblioteca ao ar livre. Além do aprendizado com a sustentabilidade, uma vez que o local é “mobiliado” com eletrodomésticos antigos e produtos recicláveis, os alunos se sentem em um ambiente tranquilo, propício para descansar, ler e participar de contação de histórias.

Esses são apenas alguns dos projetos que as unidades possuem, explica a secretária. “Cada escola é única e possui suas particularidades, o que torna o ambiente saudável, tranquilo e leve. Esses projetos apresentados são apenas uma amostra do que cada escola possui. Avançamos com a educação, direcionada para diversas áreas, onde, no final, todas elas se complementam, tornando nossas crianças cada vez mais sustentáveis, educadas e comprometidas”, finaliza.