Escolas de Ensino Fundamental Cedro Alto e Paquetá participam da 38ª Feira Estadual de Matemática, em Criciúma

Unidades se classificaram em agosto na Feira Regional de Matemática

9 de novembro de 2023

Cinco estudantes das Escolas de Ensino Fundamental Cedro Alto e Paquetá estão na cidade de Criciúma, sul do Estado, para representar Brusque na 38ª Feira Estadual de Matemática. Os alunos conquistaram a classificação durante a Feira Regional, no mês de agosto.

Com o projeto “Estação Meteorológica Ensina Matemática”, a professora do 1º ano da escola do Cedro Alto, utilizou a estação meteorológica da escola para realizar atividades de matemática na prática com os alunos. “Os alunos acompanharam as temperaturas, registrando em tabelas e gráficos e desenvolveram diferentes atividades relacionadas aos campos da matemática e da geografia. Em parceria com o meteorologista Piter Scheuer os alunos conheceram a importância do trabalho em previsão do tempo”, destaca Marinalva.

Yasmin Godoy e Miguel Maia explicam a trajetória de estudos da turma. “Gostei muito de conhecer como funciona a estação meteorológica e aprender a importância da previsão do tempo, preciso pesquisar a temperatura para me ajudar a decidir a roupa mais adequada para usar” disseram os alunos em sua apresentação.

Já a escola do Paquetá levou ao Sul do estado o projeto “A Geometria Presente na Técnica Construtiva Enxaimel”, que foi destaque também na feira com suas maquetes. Idealizado pelos alunos do 8º ano, o projeto tem como objetivo estudar conceitos matemáticas geométricos por meio de uma abordagem histórica.

A secretária de Educação, Franciele Mayer, ressalta que com esses projetos os alunos entendem a importância do desenvolvimento de bons trabalhos. “Eles estão representando a escolas deles, o trabalho deles está sendo apreciado por diversas pessoas, e isso é extremamente positivo, já que assim, os alunos podem ser valorizados. Estamos aqui de Brusque acompanhando a feira e torcendo pelos nossos alunos”.