Expansão de rede: Samae inicia travessia de tubulação em ponte no Souza Cruz

Empresa do Paraná executa a obra por meio do Método Não Destrutivo (MND)

BRUSQUE

  19 de novembro de 2021


Ouça o texto
Expansão de rede: Samae inicia travessia de tubulação em ponte no Souza Cruz

Durante esta semana, a empresa Terrassis Saneamento, de Apucarana (PR), deu início a execução de uma travessia de água tratada sobre a ponte existente próximo da Marmoraria Erbs, no bairro Souza Cruz.

A obra, realizada através do Método Não Destrutivo (MND), faz parte das etapas finais da expansão de rede iniciada pela companhia no fim de abril. Trata-se da maior intervenção de saneamento realizada pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque nos últimos anos.

Jober Allan Moro João, engenheiro civil e especialista em Obras Civis do Samae, explica que o objetivo da travessia é interligar a adutora de ferro fundido existente nas duas cabeceiras da ponte.

A tubulação que passará pela ponte é de Polietileno de Alta Densidade (Pead), que se destaca pela durabilidade em relação a outros polímeros, garante flexibilidade e leveza (o que ajuda a manter a integridade estrutural da ponte), sem contar a resistência a altas temperaturas e corrosão.

“Para colocar estes tubos utilizamos uma moto perfuradora de solo para realizar o furo piloto. Depois, foi feita uma segunda perfuração de 300 milímetros. Nesta sexta foi realizado um terceiro furo, de 700 milímetros, para que, então, possamos colocar a adutora de 500 milímetros. Ela será puxada para dentro do túnel formado. Depois disso colocaremos um colarinho para interligar com os canos de ferro já existentes”, explica o servidor.

Apesar de a obra estar prevista para finalizar até o dia 26 de novembro, a autarquia trabalha com a antecipação desse prazo.

Além desta travessia, o Samae também atua na ponte próximo da Paróquia Santa Catarina, na rua Ludovico Merico, bairro Dom Joaquim. Nos próximos dias também terá início a última travessia de tubulação, na ponte existente próximo do Posto Opa, no bairro Tomás Coelho.

Inscreva-se na newsletter.