Experiências positivas de Brusque vão ser destaque no 8° Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do estado

Trabalhos foram selecionados para apresentação na 5ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”

5 de abril de 2023

Cinco trabalhos da Rede Municipal de Saúde de Brusque foram selecionados para participarem do 8° Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina, que ocorre entre os dias 11 e 13 de abril, nas cidades de Capivari de Baixo e Tubarão. As experiências vão fazer parte da 5ª Mostra Catarinense “Brasil, aqui tem SUS”.

Na modalidade de apresentação oral, os responsáveis vão apresentar as experiências em 10 minutos, no dia 11 de abril. Nesta categoria, Brusque tem quatro trabalhos selecionados: “Gincana de Imunização”, de Natalia Andrade Cabral Marchi, “Implementação do Serviço Cuidado Farmacêutico”, de Tereza Cristina Busnardo, “Programa Primeiro Abraço”, de Sheila das Neves e o projeto “SUSrria: Promovendo Bem-Estar através da Música”, idealizado por Kellyn Pedroso.

Já a experiência “Projeto Ansiosamente: Gerenciamento da ansiedade em crianças e adolescentes”, de Jaqueline Marcos dos Santos, vai ser exibida na modalidade de exposição de banner, no espaço do Congresso.

Além da visibilidade estadual das atividades desenvolvidas na rede de saúde brusquense, as apresentações de todas as cidades congressistas vão ser avaliadas. E as 20 ações que obtiverem as melhores notas serão habilitadas para representar Santa Catarina no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, marcado para o período de 16 a 19 de julho, em Goiânia.

Confira as experiências brusquenses selecionadas para o 8º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina:

Apresentações Orais

Gincana da Imunização: Melhorando indicadores por meio de trabalhos criativos – Natalia de Andrade Cabral Marchi:

Durante o período de 20 de junho a 20 de julho de 2022, a Gincana da Imunização foi realizada com participação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em duas categorias: com e sem salas de vacinação. O projeto teve como objetivo intensificar ações de imunização, combater a hesitação vacinal e incentivar as equipes de saúde. A comissão julgadora avaliou a quantidade de vacinas aplicadas, criatividade das equipes, incentivo à vacinação e ações escolares sobre as vacinas. As UBSs do Maluche, Paquetá e Santa Rita foram as vencedoras. A dinâmica resultou em um aumento significativo de doses aplicadas, além de promover integração entre setores da Unidade de Saúde, proximidade com a comunidade e ações criativas realizadas pelas equipes com diferentes abordagens.

SUSrria: Promovendo bem-estar através da música em pacientes acamados/domiciliados de Brusque – Kelly Aparecida Pedroso:

O Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) Brusque identificou que os pacientes acamados ou domiciliados sofrem com sentimentos de solidão, tristeza e falta de socialização. Para atender as necessidades emocionais, afetivas e sociais desses pacientes, a equipe elaborou uma proposta de atendimento diferenciado, que leva música e entretenimento em um dia de visita domiciliar, promovendo momentos de alegria, bem-estar e interação social. A musicoterapia é utilizada como metodologia de interação, trazendo benefícios emocionais e físicos, além de melhorar a qualidade de vida, bem-estar e cuidado dos pacientes e familiares, diminuindo a ansiedade através da música.

Implementação do serviço de Cuidado Farmacêutico na Secretaria Municipal de Saúde de Brusque – Tereza Cristina Pamplona Mosiamann Busnardo:

O “Cuidado Farmacêutico” (CF) é um conjunto de serviços clínicos oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Brusque, que tem como objetivo prevenir, identificar e resolver problemas relacionados à farmacoterapia, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas. O projeto consiste na implementação de um serviço de orientação de excelência para que os usuários possam usufruir dos efeitos terapêuticos adequados e minimizar os efeitos adversos.

Programa Primeiro Abraço: Vinculando o binômio mãe-bebê aos serviços de saúde – Sheila das Neves:

O Programa Primeiro Abraço, lançado em 2021 e implementado na Rede de Saúde, tem como objetivo proporcionar atenção humanizada e desenvolvimento saudável para mulheres e crianças, ampliando o acesso aos serviços de saúde materno-infantil e orientando a família sobre a importância do acompanhamento nos primeiros dias de vida do bebê para prevenir morbidade e mortalidade neonatal. O cuidado começa com o pré-natal de qualidade, oferecido em todas as unidades de saúde do município, seguido por um ambiente acolhedor e humanizado na maternidade, com doses das primeiras vacinas garantidas. A mãe recebe também orientações sobre aleitamento materno e agendamentos de atendimentos no primeiro mês de vida do bebê, além de uma bolsa de maternidade contendo um kit de higiene para o recém-nascido, reforçando o cuidado com o mais novo cidadão.

Apresentação em Banner

Projeto Ansiosamente: Gerenciamento da ansiedade em crianças e adolescentes – Jaqueline Marcos dos Santos:

O Projeto Ansiosamente foi criado pelo Programa Academia da Saúde com o objetivo de ajudar crianças e adolescentes a lidar com a ansiedade, por meio de atividades lúdicas, técnicas de respiração e meditação. Com a pandemia da Covid-19, muitas crianças e jovens perderam o contato social e a rotina escolar, o que pode ter desencadeado sentimentos de angústia e ansiedade. O projeto é voltado para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos com sintomas de ansiedade, e o piloto realizado em novembro de 2022 mostrou uma diminuição nos níveis de ansiedade e um melhor controle emocional. As atividades incluem dinâmicas, música e trabalhos manuais.