Famílias de Brusque podem participar do Família Acolhedora

Os voluntários vão acolher as crianças em suas casas e assumir o compromisso de dar a elas proteção, convivência social e os cuidados rotineiros

BRUSQUE

  29 de março de 2023


Ouça o texto
Famílias de Brusque podem participar do Família Acolhedora

Dar a oportunidade para uma criança e deixá-la bem para receber uma família, esse é trabalho do Serviço Família Acolhedora. As famílias brusquenses que desejam fazer parte do serviço podem se cadastrar. Os interessados recebem em suas casas crianças ou adolescentes e oferecem cuidado, proteção e convivência familiar.

Os acolhedores recebem voluntariamente as crianças e assumem o compromisso de dar a elas proteção, convivência social, cuidados rotineiros como educação, saúde e lazer. Além de contribuir com a preservação do vínculo e convivência familiar.

Não é adoção

A família que acolhe deve estar ciente que não está adotando a criança ou adolescente. O acolhimento e adoção são coisas distintas. O acolhimento é por um tempo determinado pelo Juizado e após esse período a criança volta para a família de origem ou segue para adoção.

Para participar, é preciso residir no município de Brusque, ter mais de 21 anos (sem restrições quanto ao sexo ou estado civil), ter aceitação de todo o grupo familiar com a proposta do acolhimento, não apresentar problemas psiquiátricos, dependência química e não estar respondendo processo judicial.

Também é necessário ter disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e amor as crianças e adolescentes, além de ter disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do Serviço. Caso o interessado tenha vontade de adotar uma criança não pode participar do programa.

A psicóloga da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juliana Souza, falou da importância da importância da ação. “As famílias acolhedoras interessadas são capacitadas e acompanhadas por uma equipe técnica, uma psicóloga e uma assistente social para receber a criança e o adolescente em situação de prejuízo, até que elas possam retornar para sua família, ou caminhadas para adoção quando não é possível retornar a família.

Seja Voluntário

Inscrições e mais informações podem ser obtidas pessoalmente na secretaria de Desenvolvimento Social (com a psicóloga Juliana Souza), pelo telefone (47) 3251-1871 ou pelo Instagram: @familiaacolhedorabrusque.

Para facilitar, basta apenas preencher o formulário no link: encurtador.com.br/jABT1

A Família Acolhedora é uma iniciativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que visa acolher crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, que foram afastadas da sua família de origem por medida de proteção.

Importância do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora?

Com base no que foi dito acima, a iniciativa proporciona uma das matérias primas para o desenvolvimento humano: é o afeto, apego, carinho, e dedicação, muitas vezes, quase que integral. Por isso foram estudadas propostas de acolher essas crianças de forma temporária em lares/residências de família, e foi perceptível que o estímulo que elas recebiam era muito mais positivo no desenvolvimento do que aquelas que estavam lá recebendo estímulo dentro da instituição.

Quem são as famílias acolhedoras?

São famílias comuns, pessoas que moram só ou não, mas que residem em Brusque, que foram capacitadas, habilitadas e também recebem acompanhamento de uma equipe técnica do serviço, composta por assistente social e psicóloga. São pessoas que, de forma voluntária, acolhem em suas casas crianças e adolescentes oferecendo amor, proteção integral, preservando a sua convivência familiar e comunitária. Essas famílias podem acolher por um período de 6 a 18 meses. Antes do acolhimento, é feito um estudo para ver qual perfil essa família pode receber, faixa etária, e posteriormente feito todo o encaminhamento com base na estrutura familiar.

Acolhimento x Adoção

A família não pode ter interesse de adoção. Não pode estar inscrita no Cadastro Nacional de Adoção, pois são propostas completamente diferentes. O serviço de família acolhedora não é porta de entrada que vem facilitar esse processo. A adoção é uma medida excepcional, com trâmites próprios, que acontece em últimos casos, quando já foram esgotadas todas as possibilidades de a criança ou adolescente poder voltar para sua família.

Inscreva-se na newsletter.