Festival de Teatro Estudantil ocorre nesta quinta e sexta-feira (9 e 10)

Mostra de esquetes na terça-feira (7) teve mais de 400 espetadores

BRUSQUE

  9 de novembro de 2023


Ouça o texto
Festival de Teatro Estudantil ocorre nesta quinta e sexta-feira (9 e 10)

Nesta quinta e sexta-feira (9 e 10), ocorre a segunda parte do Festival de Teatro Estudantil de Brusque. A primeira peça a ser apresentada foi produzida pelo grupo ABRACADABRA, com o espectáculo intitulado “Vivendo Momentos”. O espetáculo conta, através da expressão corporal, da dramatização, da música e da dança a importância das relações entre as pessoas e de quão fundamental são esses momentos para a construção de um mundo equilibrado e de respeito às diferenças.

Durante a quinta-feira, ainda há mais sete espectáculos. Todas as apresentações ocorrem no Teatro do Centro Empresarial Social e Cultura de Brusque (Cescb). Na sexta, as apresentações iniciam às 14h com o espetáculo “O Rapto das Cebolinhas”, produzido pelo Grupo Me Esqueci.

Todas as apresentações são gratuitas e abertas a toda a comunidade para prestigiar os jovens artistas. O Festival de Teatro Estudantil de Brusque foi idealizado como uma oportunidade de dar visibilidade e estimular as produções teatrais elaboradas por grupos de teatro formados por estudantes de escolas de teatro ou demais instituições de ensino do município de Brusque.

Seu principal objetivo é propiciar a experiência de apresentar em um grande palco e assistir produções de outros estudantes, promovendo uma troca de experiências entre os grupos e fomentar a prática teatral no município.

Na terça-feira (7), o Festival bateu o recorde de público. Mais de 400 pessoas passaram pelo Teatro do Cônsul para apreciar a mostra de Esquetes. Na plateia, além da comunidade em geral, houve a presença de escolas da Rede Municipal de Ensino e também da Rede Privada.

Confira a programação completa desta quinta e sexta-feira:

09 de novembro – Quinta-feira – Mostra de Espetáculos
Local: Teatro do CESCB

Horário: 14h
Espetáculo – Vivendo Momentos
Nome do Grupo: ABRACADABRA – Onde a magia acontece!
Sinopse: o espetáculo conta através da expressão corporal, da dramatização, da música e da dança a importância das relações entre as pessoas e de quão fundamental são esses momentos para a construção de um mundo equilibrado, de respeito às diferenças , um mundo mais humano.
Direção: Evailson Inomata
Instituição: Apae de Brusque

Horário: 14h45
Debate do Espetáculo – Vivendo Momentos

Horário: 15h00
Espetáculo – Onça de Asas
Nome do Grupo: Grupo De Teatro Renascer
Sinopse: O que pode acontecer quando algo diferente surge em nosso cotidiano? Nessa história, uma onça de asas vai mostrar que nem tudo que é diferente precisa ser estranho ou ruim.
Direção: Ana Acacia Schwarz Schuler
Instituição: Renascer Espaço de Educação Extracurricular

Horário: 15h25
Espetáculo – Missão Pavê
Nome do Grupo: Grupo De Teatro Renascer
Sinopse: O Pavê premiado, da confeiteira Bianca, foi roubado! O que ninguém imagina é que esse roubo foi muito planejado por alienígenas que pretendem provar açúcar pela primeira vez. Venha acompanhar o desfecho desse crime pelos noticiários da TV Fofoca.
Direção: Ana Acacia Schwarz Schuler
Instituição: Renascer Espaço de Educação Extracurricular

Horário: 15h50
Debate do Espetáculo – Onça de Asas e Missão Pavê

Horário: 19h
Espetáculo – Segredo da Dinastia
Nome do Grupo: Los Arteiros
Sinopse: Gevaerds! A família perfeita, quem não iria querer ser parte deles? Todo mundo quer, óbvio. Mas debaixo dessa capa, será que é assim perfeito? Uma morte inesperada, e tudo desmorona, simples e inesperado.
Direção: Fernanda Lanznaster e Matheus Martins
Instituição: Instituto Federal Catarinense – Campus Brusque

Horário: 19h40
Debate do Espetáculo – Segredo da Dinastia

Horário: 20h
Espetáculo – O Ascensorista
Nome do Grupo: Atividade Independente
Sinopse: No dia do seu aniversário, dentro de um elevador de um prédio comercial o Ascensorista passa por mais um dia de trabalho. Na busca de seus sonhos, máscaras caem.
Direção: Luciano Mafra
Instituição: Colégio Cônsul Carlos Renaux

Horário: 20h50
Debate do Espetáculo: O Ascensorista

10 de novembro – Sexta-feira – Mostra de Espetáculos
Local: Teatro do CESCB

Horário: 14h
Espetáculo – O Rapto das Cebolinhas
Nome do Grupo:Me esqueci
Sinopse: Um grande mistério aconteceu na fazenda do Coronel José Felício dos Reis, as cebolinhas da vida longa estão sendo roubadas. O detetive Camaleão Alface aparece para solucionar o caso, mas Manu, neta do coronel, tem suas próprias desconfianças. Todos são suspeitos!
Direção: Thiago Martins
Instituição: Fundação Cultural de Brusque

Horário: 14h45
Debate do Espetáculo – O Rapto das Cebolinhas

Horário: 15h
Espetáculo – Mistério Vampiresco
Nome do Grupo: Atividade Independente
Sinopse: A cidade de Vampirópolis está prestes a colapsar, será que o detetive David Holmes conseguirá desvendar este fantástico mistério.
Direção: Luciano Mafra
Instituição: Colégio Cônsul Carlos Renaux

Horário: 15h40
Debate do Espetáculo – Mistério Vampiresco

Horário: 19h
Espetáculo: Tempos Modernos
Nome do Grupo: Atividade Independente
Sinopse: conectados o tempo todo, mas se esquecem de se olhar nos olhos. Inspirados pelas obras de Charles Chaplin, buscam o riso e reflexão.
Direção: K’roll Oliveira
Instituição: Colégio Cônsul Carlos Renaux

Horário: 19h30
Debate Espetáculo – Tempos Modernos

Horário: 19h45
Espetáculo – Vênus
Nome do Grupo: Teatro Adulto
Sinopse: provavelmente você já conhece a lenda do Dragão de Guabiruba, mas agora você está prestes a conhecer sua verdadeira história. Um novo olhar sobre uma lenda que perdura há décadas.
Direção: O grupo
Instituição: Fundação Cultural de Guabiruba

Horário: 20h10
Debate Espetáculo – Vênus

Horário: 20h25
Espetáculo: Coisas do Tipo
Nome do Grupo: Grupo Teatral da Unifebe
Sinopse: coisas inusitadas acontecem para todo mundo. Algumas passam despercebidas, mas outras merecem um olhar mais atento. E se fosse com você?
Direção: Emiliano Daniel de Souza
Instituição: Unifebe

Horário: 21h
Debate Espetáculo – Coisas do Tipo

Horário: 21h30
Encerramento

Debatedores:
Jenifer Schlindwein, atriz e professora de Teatro graduada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), atualmente está à frente da Fundação Cultural de Guabiruba na gestão, como Superintendente de Cultura. Já desempenhou diversos papéis ao longo de sua trajetória no Teatro em diferentes trabalhos e grupos, como a Cia Híbridos de Teatro, Trama Grupo de Teatro, no espetáculo “Paixão E Morte de Um Homem Livre”, e recentemente com sua personagem humorística “Dona Trude”, com projetos desde espetáculos à programa na rádio Guabiruba FM o “Café Com Cuca”.

Jaqueline Silva – Atriz, produtora e arte educadora, graduada em Teatro e especialista em Metodologia do Ensino da Arte. Participou de diversas montagens teatrais e produções de eventos culturais ao longo de sua carreira dedicada ao teatro. Iniciou a sua jornada com as artes cênicas com 12 anos no Grupo Atividade Independente com o professor e diretor teatral Luciano Mafra, tendo participado como atriz da Cia. EuTuElas (Brusque-SC) e da Cia. Faces do Teatro (Blumenau-SC).

Thiago Martins – Thiago Martins – Arte – educador da Fundação Cultural de Brusque. Artista residente do Teatro Casa Amarela. Formado em bacharelado em artes cênicas pela UNESPAR (Universidade Estadual do Paraná). Cofundador da Cia Contágio, que por seis anos dedicou-se à criação de solos com dramaturgias autorais, com a qual construiu e dirigiu por um ano e meio um espaço cultural de mesmo nome em Curitiba. Participou por três anos do Sala 5 Grupo de Teatro, que tinha seu foco no estudo de composição em tempo real, com o qual ajudou a criar e produzir a Mostra Emergente, festival de teatro focado em artistas iniciando na cena teatral de Curitiba.

Inscreva-se na newsletter.