Fundação Cultural de Brusque anuncia mudanças nos formatos de cursos e oficinas

Alterações ocorrerão de forma gradual para garantir melhor adaptação

18 de dezembro de 2023

Fundação Cultural de Brusque anuncia mudanças nos formatos de cursos e oficinas

Em 2024, a Escola de Artes da Fundação Cultural de Brusque (FCB) vai adotar um novo sistema de formação artística com o objetivo de aprimorar seu sistema de ensino e proporcionar a devida qualificação para alunos que ingressam na instituição.

Os cursos livres gratuitos terão duração total de dois a três anos no total e divididos em semestres organizados por módulos. Ou seja, uma vez iniciada a matrícula, os alunos serão conduzidos por uma formação de longa duração, com ementas estabelecidas para cada módulo em que ele avança.

A cada etapa, os alunos receberão a certificação mediante a frequência igual ou superior a 75% e aprovação na avaliação de aptidão que será aplicada ao final de cada semestre.

Em janeiro de 2024 a FCB irá publicar o calendário de rematrículas (para alunos que estão com a formação em andamento) e matrículas para novos alunos dos módulos I dos cursos livres bem como das oficinas. Todas as informações sobre o processo de inscrição serão detalhadas junto com este calendário.

Estas mudanças vão acontecer de forma gradual para uma melhor adaptação da comunidade e da equipe, sendo assim, algumas modalidades continuarão a atender os alunos em formato de oficinas de até um ano. Ainda para alunos já formados ou com maior experiência, a Fundação Cultural de Brusque prevê programas de aperfeiçoamento que serão divulgados ao longo dos próximos meses.

Segundo o diretor-geral da Fundação Cultural de Brusque, Igor Alves Balbinot, a publicação desta Instrução Normativa é o começo de uma nova jornada. “Esta será uma nova era, centrada na qualidade do ensino e no comprometimento dos alunos com a sua formação artística, pois estabelece as condutas, procedimentos, duração e formatos dos cursos livres gratuitos ministrados na Escola de Artes da Fundação Cultural de Brusque. Este documento a partir de sua publicação se torna uma ferramenta que garante a continuidade das ações voltadas à formação artística dando maior segurança aos arte-educadores e instrutores e unifica o sistema de ensino da instituição”, finaliza.