Instituições se reúnem para discutir segurança da Fenarreco

Brusque contará com aumento de efetivo policial durante os 11 dias de evento

15 de setembro de 2023

Instituições se reúnem para discutir segurança da Fenarreco

Na tarde desta quinta-feira (14), reuniram-se, na sede do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM), representantes das forças de segurança pública que atuam na cidade e, também, integrantes do governo municipal. Dentre eles, a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Helena Boos, e o secretário municipal de Comunicação Social, Wilson Schmidt Junior.

Em pauta, a atuação da PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda de Trânsito durante a Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) que, em 2023, chega à sua 36ª edição. A reunião, ministrada pelo comandante da Polícia Militar em Brusque, tenente coronel PM Pedro Carlos Machado Junior, contou com uma detalhada apresentação sobre os principais pontos a serem observados para que o maior festejo do município transcorra com um número baixo de ocorrências.

De acordo com o oficial, 26 policiais militares de outras cidades reforçarão o policiamento na cidade de 5 a 15 de outubro. Além disso, a exemplo de outros anos, também será intensificada a realização de barreiras de trânsito para coibir a direção combinada com o uso de álcool e, consequentemente, frear o número de acidentes.

“Estamos redobrando os esforços, convocando policiais militares de fora, para que tenhamos ainda mais segurança, maior presença policial, tanto na área interna, quanto na área externa do evento”, ressalta o comandante. “Por isso entendemos importante essa reunião com os organizadores. Com planejamento, iremos oferecer uma segurança maior para todos que participarem”.

A Polícia Civil, que também é presença tradicional na Festa Nacional do Marreco, também terá um incremento de efetivo durante os 11 dias. Conforme o delegado regional, Fernando De Faveri, serão oito agentes de outras cidades que conduzirão as investigações alusivas às possíveis ocorrências.

“Estaremos à postos para atender qualquer tipo de acontecimento que demande um registro ou, até mesmo, uma investigação por parte da Polícia Civil, evitando que a pessoa, inclusive, ou o turista se desloque para a delegacia da rua Do Convento. Tal qual em outros anos, a administração tem sido parceira para que o número de ocorrências permaneça baixo durante o evento”, comenta De Faveri.

A documentação referente aos indicadores de segurança do Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof (Pavilhão da Fenarreco) vem recebendo especial atenção por parte da administração municipal, junto ao Corpo de Bombeiros. Presente na reunião, o comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar, capitão Rodrigo Gonçalves Basílio, reforçou que estará presente do início ao fim do evento, mesmo que de férias, para garantir que a estrutura ofereça aos foliões a segurança necessária para uma festa tranquila.

“Temos plena consciência da importância da festa, e já estamos em contato com a Prefeitura para alinhar todos os detalhes da prevenção”, ressalta o oficial. “O trabalho já começa com antecedência, para garantir que todos os sistemas de prevenção a incêndio e anti pânico estejam funcionando no local”.

Trânsito

É intenção da Diretoria de Trânsito de Brusque antecipar para a população todas as ruas que serão fechadas ou terão o seu tráfego alterado durante os 11 dias de Fenarreco. O objetivo é causar o menor transtorno possível na trafegabilidade no entorno do Pavilhão da Fenarreco. “Queremos o quanto antes orientar o cidadão para não atrapalhar o seu cotidiano no dia do desfile e nos 11 dias da festa”, ressalta Renato Bianchi, diretor de trânsito.

A exemplo de outros anos, o trânsito defronte ao pavilhão será alterado para mão única, com acesso exclusivo para frequentadores da festa pela rodovia Antônio Heil. A saída, por sua vez, se dará na Beira Rio, com objetivo de realizar um fluxo uniforme e circular.