Jantar marca lançamento oficial da 36ª Fenarreco

Evento ocorre entre os dias 5 e 15 de outubro

11 de setembro de 2023

Jantar marca lançamento oficial da 36ª Fenarreco

Na noite desta segunda-feira (11) foi realizado o evento de lançamento da 36ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco). O evento reuniu a realeza adulta e infantil da festa, mascotes, além do prefeito André Vechi, o presidente da Câmara de Vereadores, Deivis da Silva, e demais autoridades.

Na oportunidade, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ana Helena Boos agradeceu o trabalho realizado pela comissão organizadora. “Tivemos um momento turbulento com uma eleição este ano, mas o trabalho da comissão é da equipe da Secretaria. A Fenarreco com certeza será uma festa maravilhosa”.

A rainha Ida Comandolli convidou a todos para participarem da festa mais gostosa do Brasil. “Trabalhamos durante todo o ano para divulgar nossa festa. Queremos ficar no coração das pessoas e fazer uma grande festa”.

Rolf Kaestner, representante da comissão organizadora da primeira festa relembrou o início da Fenarreco. “Fomos ousados em não pensar numa festa regional, mas numa festa nacional, que se tornou este grande evento”.

O prefeito André Vechi cumprimentou os presentes e destacou a importância de manter viva a tradição. “Temos buscado resgatar cada vez mais nossa tradição e cultura. A festa tem sido ano a ano pensada para promover nossa cultura. Uma festa que seja agradável para quem vive aqui e também para os turistas que vem buscar gastronomia de qualidade. E, claro, a festa também traz um resultado para toda a economia local”.

Lançamento do Fotolivro Fenarreco – 35 anos

Durante a cerimônia foi realizado o lançamento oficial do fotolivro Fenarreco – 35 anos. A obra foi viabilizada com recursos do Ministério da Cultura, a partir do mecanismo da Lei de Incentivo à Cultura que permite às empresas a opção de aplicação de parte do imposto devido em projetos culturais locais. As empresas apoiadoras do livro foram: Pemgir Malhas, Havan, HJ Tinturaria e Soluções Têxteis e Supermercados Archer.

Com produção executiva da Prime Filmes, a obra contou com pesquisa realizada por Ademir Moraes, Caroline Hilbert, Saulo Adami e pela própria organizadora Denise Serafini. A revisão geral ficou a cargo de Cristina Sapata e Darlan Serafini, enquanto a revisão textual é assinada por Carlos Roberto Praxedes dos Santos e o projeto gráfico por Diego Bernardi.

Durante o evento foram entregues alguns exemplares aos presentes, representando os 700 livros que serão distribuídos gratuitamente para os apoiadores do projeto, imprensa, fontes, universidades, colégios particulares, hotéis e equipamentos turísticos, arquivos históricos e Poder Público – especialmente para a Biblioteca Municipal, para que todo cidadão tenha acesso e para a Secretaria de Educação, para que seja feita a distribuição para todas as escolas do município.

Confira os valores da 36ª Fenarreco

Este ano, o ingresso para a festa mais gostosa do Brasil custa R$ 25. Estudantes com carteirinha, idosos com mais de 60 anos, professores e pessoas vestidas com traje típico completo pagam meia-entrada. O estacionamento é R$ 25 para carros e R$ 15 para motocicletas.

O buffet com comida típica custa R$ 72, que inclui carnes, guarnições, saladas, além de uma mesa de frios. Há ainda a opção de pratos à la carte: o meio marreco recheado custa R$ 72; o eisbein (joelho de porco) é R$ 65; Salsichas especiais, o petisco alemão e a porção do marreco crispy custam R$ 60, cada. O valor das sobremesas (torta alemã e strudel de maçã) é R$ 18. A praça de alimentação com lanches, como crepes, batatas recheadas, e outros petiscos terão preços variados.

A Fenarreco permanece com uma variedade de estilos de chopp, o pilsen e os especiais (ipa, escuro, weiss, vinho, sem glúten, puro malte e sem álcool). Os valores serão divulgados ainda na próxima semana, quando as licitações forem concluídas. “Tivemos alguns contratempos devido ao ano atípico que vivemos com campanha eleitoral, mas está tudo encaminhado”, frisa Ana Helena.

FenaKarte: Aplicativo passa pelos últimos ajustes

A Fenarreco continuará com o sistema de cashless, o FenaKarte, para todas as compras durante o evento. A aquisição pode ser feita já no estacionamento, ou na bilheteria, durante todos os dias da festa. Para carregar valores, pode-se utilizar pix, dinheiro, cartão de crédito ou débito. Os valores não utilizados também serão devolvidos. No caso de carga com cartão de crédito, o valor será reembolsado dentro de 30 dias.

A novidade este ano é que o fenafesteiro poderá baixar o Fenakarte como aplicativo no próprio celular. “Estamos passando pelos últimos ajustes e, em breve, já será possível baixar o APP”, informa a secretária.

A 36ª Fenarreco começa no dia 5 de outubro com o tradicional desfile na avenida Cônsul Carlos Renaux, às 18h30. O evento conta com uma vasta programação com o melhor da música germânica, além de brincadeiras, como corrida do tamanco, serra-serrador e chopp em metro e apresentações culturais.

A programação completa você confere no Instagram da Prefeitura de Brusque (@prefeituradebrusque) e da Fenarreco (@fenarreco)