Jogos Escolares de Brusque tem início com o Skate neste domingo (1)

Modalidade vem conquistando espaço no município de Brusque

1 de outubro de 2023

Jogos Escolares de Brusque tem início com o Skate neste domingo (1)

Apesar das previsões meteorológicas pouco favoráveis, a Praça Sesquicentenário de Brusque se viu repleta de skatistas no neste domingo (1), para marcar o início dos Jogos Escolares de Brusque. O evento deu o pontapé inicial da competição com a modalidade do Skate no formato apresentação.

Os estudantes de nove escolas e instituições diferentes se reuniram em uma bateria de apresentação, onde tiveram a oportunidade de demonstrar seus talentos sobre rodas. Com cerca de 15 minutos à disposição, os jovens skatistas exibiram suas habilidades únicas na pista.

Logo em seguida, começou a competição de “best trick open” (melhor manobra), dividida em duas baterias. Nessa etapa, puderam participar atletas de forma livre. Os skatistas tiveram a chance de exibir suas manobras em um determinado número de vezes. A comissão de avaliadores selecionou as melhores manobras, o que definiu o pódio.

Skate cada vez mais inserido do cenário brusquense

O Skate tem conquistado cada vez mais espaço na cena esportiva de Brusque, uma tendência que não é nova na cidade. Não importa a hora nem o dia, é comum encontrar pessoas praticando a modalidade no Nikão Skate Park, localizado em frente à Prefeitura de Brusque.

O ano de 2023 marcou um momento significativo para o Skate local, com sua inclusão como modalidade de apresentação nos Jogos Comunitários e nos Jogos Escolares de Brusque. Essa mudança reflete uma antiga reivindicação da comunidade, que demonstra um grande interesse pelo Skate, acompanhando a evolução do cenário esportivo mundial, onde o Skate se tornou uma modalidade olímpica.

Um projeto fundamental nesse processo é o “Nós Nas Rodas”, liderado por Sidnei Belz, conhecido como Magau, que tem atuado desde 2006 com crianças e adolescentes do município.

O Projeto “Nós Nas Rodas” realiza atividades duas vezes por mês no domingo a cada 15 dias. As aulas ocorrem na Escola de Ensino Fundamental Paquetá uma vez por mês, enquanto no outro domingo, os participantes se encontram na pista da Praça Sesquicentenário. O projeto não apenas ensina os fundamentos sólidos da modalidade, mas também utiliza o skate como uma ferramenta educacional, promovendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.

A realização da abertura dos Jogos Escolares e do campeonato de best trick open é do Projeto Nós Nas Rodas, em parceria com a Prefeitura de Brusque, através da Fundação Municipal de Esporte (FME), com apoio das marcas: Bear Skateshop, Vitória Skateshop, General Lyy, Life Skateboards e Bamboo Shop.