Mães e pais são responsáveis por 70% das violações de direitos de crianças e adolescentes

Conselho Tutelar divulgou relatório trimestral de ações para entidades do município e veículos de comunicação

9 de maio de 2024

O Conselho Tutelar de Brusque elaborou um relatório trimestral contendo as principais ações e atividades da entidade. O documento revela, dentre outras coisas, que 70% das violações dos direitos de crianças e adolescentes são cometidas por mães (43%) e pais (27%).

A faixa etária com mais atendimentos são os adolescentes de 13 a 17 anos, representando 37% das ocorrências.

Ainda segundo o relatório do Conselho Tutelar, no quesito liberdade, respeito e dignidade, a maior parte das ocorrências envolve violência física (48%), seguida por violência sexual e abuso (26%).

Ao todo, foram atendidas presencialmente 417 famílias e realizadas 214 ligações telefônicas, sendo que grande parte dos atendimentos resultaram em denúncias, enquanto outros foram apenas orientações.

O relatório trimestral elaborado pelo conselho tutelar é encaminhado para o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, o Ministério Público, o Juiz da Vara da Infância e da Juventude, além de outros órgãos e instituições que trabalham direta ou indiretamente com crianças e adolescentes. Ele contém uma síntese dos dados referentes ao exercício de suas atribuições.

“Enquanto colegiado, decidimos enviar este relatório por entender que os assuntos abordados são de interesse dos demais órgãos, justamente para termos um panorama atual da demanda de atendimentos referentes à violação de direitos”, ressalta a conselheira Analice Floriani. “É a primeira vez que enviamos para outros órgãos e entidades, além dos obrigatórios como Polícia Civil, Ministério Público e Judiciário. É importante por termos uma tangente das políticas públicas em prol das crianças e adolescentes”, complementa.